Cidades DESTAQUE 4

Cuiabá recebe Rede de Enfrentamento a Violência contra Mulher

Adriana Assunção

A primeira-dama de Cuiabá e vereadora, Samantha Iris, e a secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, conduziram nessa sexta-feira (5), na sede da Secretaria Municipal da Mulher, a reunião da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O encontro reuniu autoridades, representantes de instituições públicas e entidades civis para debater políticas de proteção e propor novas ações de prevenção e combate à violência doméstica.

Ao lado das secretárias municipais Michelle Dreher (Habitação e Regularização Fundiária), coronel PM Francyanne Siqueira Chaves Lacerda (Segurança Pública e Mobilidade Urbana) e Hélida Vilela (Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão), Samantha e Hadassah apresentaram medidas já em execução e defenderam iniciativas adicionais para ampliar a rede de proteção às vítimas.

A reunião foi liderada pela coordenadora da Rede, juíza titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, e incluiu temas como o fluxograma de atendimento, o protocolo “Não é Não” e os grupos reflexivos para homens.

Durante sua fala, Samantha ressaltou a necessidade de incluir ações preventivas desde a infância, em parceria com a Secretaria de Educação, e sugeriu políticas específicas para mulheres idosas, além de estratégias inovadoras, como a instalação de cartazes e códigos visuais nas UPAs para permitir denúncias silenciosas em situações de risco.

“Estamos buscando, dentro da Prefeitura de Cuiabá, uma forma de cercar o problema da violência como um todo. Pela Secretaria de Educação, defendo trabalhar a autoestima das meninas e plantar, desde a infância, a sementinha do respeito à mulher. Também estamos desenvolvendo, em parceria com a Semob, um projeto de iluminação em pontos críticos da cidade, priorizando locais com grande circulação de mulheres à noite. E, com o apoio das Secretarias de Assistência Social e Habitação, vamos ampliar o atendimento à mulher idosa, que também sofre violência e, muitas vezes, vive em vulnerabilidade extrema, sem moradia ou apoio”, destacou a primeira-dama.

Na oportunidade, a secretária da Mulher de Cuiabá, Hadassah Suzannah, destacou os avanços na política de acolhimento às vítimas de violência doméstica. Segundo ela, atualmente não há fila de espera para atendimento, tanto no Espaço de Acolhimento da Secretaria da Mulher quanto no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que funciona 24 horas por dia. O município também oferece atendimentos com equipes multidisciplinares por meio do Projeto Acolher, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O encontro contou com a participação de representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil, Politec, entidades da sociedade civil e universidades, reforçando o caráter integrado da rede de enfrentamento.

#PraCegoVer

A foto mostra a reunião da Rede de Enfrentamento a Violência contra Mulher na Secretaria Municipal da Mulher.

Foto Capa: Francinei Marans

Fonte: https://cuiaba.mt.gov.br

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.