A Secretaria de Saúde de Cuiabá realiza neste sábado (24) o dia D da campanha de multivacinação com foco na atualização do cartão de vacinação. O evento faz parte de mobilização nacional para dar acesso a crianças menores de 5 anos de idade ou entre 9 e 14 anos a imunização de doses em atraso. A campanha teve inicio no dia 19 e prossegue até 30 de setembro. Segundo a Secretaria de Saúde, 600 profissionais em 63 unidades da Estratégia de Saúde da Família (PSF’s) e 21 Centros de Saúde vão participar do dia D.
Nos primeiros dias da campanha de multivacinação na capital, por conta da remessa por parte do Ministério da Saúde de um quantitativo menor das vacinas BCG e Tríplice Viral, foram verificados contratempos em alguns postos de vacinação, já solucionados pela Secretaria de Saúde.
A responsável técnica (RT), da Gerência de Imunização da Vigilância em Saúde, Valéria de Oliveira, explicou que as vacinas BCG, que tem validade de 6 horas e tríplice viral, com validade de 8 horas, após a abertura dos frascos, estão sendo agendadas nas unidades de saúde. “Precisamos fazer o agendamento para a otimização dessas vacinas que são disponibilizadas em frascos de multidoses”, explicou.
Segundo a coordenadora, com essa estratégia a Secretaria de Saúde de Cuiabá está garantindo o quantitativo dessas vacinas para o dia D de mobilização, quando a procura nos postos deve ser maior.
Na próxima semana as unidades continuarão com o agendamento do mesmo modo que já vinham fazendo antes da campanha. A febre amarela também estava sendo agendada pelas unidades, mas a Vigilância em Saúde conseguiu mais doses com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e, para a campanha, haverá quantidade suficiente de doses.
A população deve procurar as unidades próximas a sua casa para confirmar os dias de aplicação dessas vacinas. Qualquer dúvida, a Secretaria de Saúde esta disponibilizando o número 3617 7309, para qualquer esclarecimento.
A campanha
Neste ano, a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacina é voltada para crianças (menores de cinco anos e de nove anos) e adolescentes (entre 10 e 15 anos incompletos). Portanto, devem comparecer aos postos todas as crianças e adolescentes nessas faixas etárias, para que seja possível identificar quais doses estão em atraso ou ter o esquema vacinal iniciado.
Estão sendo disponibilizadas as vacinas do calendário da criança e do adolescente, como BCG, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, HPV, entre outras.
Com a campanha de vacinação a expectativa é de que sejam reduzidos os casos de doenças imunopreveníveis e o abandono à vacinação. Como a vacinação esta sendo feita de forma seletiva para a população alvo, não há meta a ser alcançada.
Com Assessoria