Cidades DESTAQUE 4

Cuiabá passa por teste de alertas da Defesa Civil sobre situações de risco

José San Martin Camiña Neto

A Defesa Civil Municipal de Cuiabá, em parceria com as Defesas Civis Estadual e Nacional e com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), realizará no próximo sábado (27), às 14h, um evento-teste do sistema “Defesa Civil Alerta”. A ferramenta permitirá o envio de mensagens diretamente para celulares de moradores em áreas de risco, com avisos sobre chuvas intensas, alagamentos, enxurradas e outras situações de emergência.

Durante o teste, os telefones compatíveis irão emitir sons, vibração e toques automáticos, simulando um aviso real. O objetivo é orientar e tranquilizar a população, demonstrando como o sistema funcionará em casos de risco iminente. De acordo com o secretário-adjunto especial de Defesa Civil de Cuiabá, coronel BM Alessandro Borges Ferreira, a iniciativa representa um avanço importante para a segurança da cidade. “É um evento-teste, não há motivo para pânico. Queremos apenas demonstrar à população que, em situações de emergência, receberão avisos antecipados para agir com segurança, seja protegendo seus bens ou deixando o local de risco”, destacou.

A mensagem enviada será: “Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de Mato Grosso. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”. O disparo contemplará Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco, mas poderá ser recebido também por moradores de cidades próximas, de acordo com a cobertura das operadoras. Todos os aparelhos conectados às redes 4G ou 5G, com sistema operacional Android a partir da versão 11 e iOS 17, receberão o aviso, sem necessidade de cadastro prévio. O alerta aparece na tela do celular sobreposto a outros aplicativos e vem acompanhado de sinal sonoro.

O sistema possui dois tipos de alerta: o extremo, considerado o mais crítico, é acompanhado de um som semelhante ao de uma sirene e indica urgência imediata, exigindo que a população adote medidas de proteção naquele exato momento; e o severo, que emite um sinal semelhante ao de recebimento de SMS, apontando urgência não imediata e dando mais tempo para a população se proteger. O teste em Mato Grosso utilizará o alerta extremo.

Em Cuiabá, a Defesa Civil Municipal atua de forma integrada com o Corpo de Bombeiros, responsável pelo atendimento emergencial por meio do telefone 193, e com a Secretaria de Assistência Social, que coordena o acolhimento às famílias atingidas por desastres. Segundo o coronel Alessandro Borges, a adoção do sistema é estratégica para reduzir impactos e salvar vidas. “Esse sistema dá às pessoas a chance de agir antes do pior acontecer. É informação antecipada, que pode evitar tragédias e reduzir danos em situações de desastre”, afirmou.

Além do novo sistema, a população pode se cadastrar para receber alertas por SMS, enviando o CEP de interesse para o número 40199, ou pelo WhatsApp, enviando o CEP para o número (61) 2034-4611 e informações nas redes sociais: https://www.instagram.com/defesa_civil_cuiabamt/.

#PraCegoVer

Imagem ilustrativa mostra uma pessoa segurando um celular exibindo uma mensagem de alerta.

Foto Capa: Francinei Marans

Fonte: https://cuiaba.mt.gov.br

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.