Cidades DESTAQUE 1

Cuiabá passa a ter faixa especial indicando presença de capivaras

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), implementou faixas de pedestres especiais para capivaras no Parque das Águas. A medida, além de prática, é um gesto de valorização da cultura local e respeito aos animais que habitam o espaço.

As faixas foram pintadas com detalhes únicos: além das tradicionais linhas brancas, contam com ilustrações de patinhas amarelas. Segundo a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, o objetivo é aliar funcionalidade e criatividade. “Como o Parque das Águas é um espaço turístico, quisemos demonstrar respeito aos animais de maneira divertida e consciente”, destacou.

As capivaras, presença constante nos parques de Cuiabá, são verdadeiros símbolos da cidade. No Brasil, esses animais têm conquistado simpatia popular, aparecendo em camisetas, memes e até inspirando receitas criativas, como pastéis em formato de capivara. A iniciativa da Prefeitura reforça esse carinho, ao mesmo tempo em que conscientiza motoristas e visitantes sobre a importância do cuidado com a fauna local.

Placas de sinalização também foram instaladas no Parque das Águas, alertando sobre a presença das capivaras e de outros animais. Além de garantir a segurança desses bichos, a ação serve como um lembrete lúdico para o público sobre a relevância do respeito às regras de trânsito, dentro e fora do parque.

A novidade reflete o compromisso de Cuiabá com a proteção animal e a educação no trânsito. “A ideia é que, ao ver a faixa, as pessoas entendam que em qualquer lugar, o respeito à travessia é fundamental”, concluiu Zamproni.

Lucas Bellinello

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.