Cidades

Cuiabá passa a distribuir 100 mil kits contra Covid-19 a partir da próxima semana

Em sabatina com os vereadores de Cuiabá na quarta-feira (1º), o secretário municipal de saúde, Luiz Antonio Possas de Carvalho, disse que a Capital terá capacidade para distribuir 100 mil kits covid a partir da próxima semana. A combinação dos remédios está sendo apontada como solução para a contaminação pelo novo coronavírus. 

Entretanto, o secretário afirmou que a recomendação sobre o uso dos medicamentos caberá a cada médico. Segundo ele, os remédios estarão disponíveis nas unidades, tanto nas unidades de pronto atendimento (UPAs), quanto nos postos de saúde. O secretário destacou que não pode assinar um protocolo de uso dos medicamentos sob pena de responder por exercício ilegal da medicina.

Na sabatina, 4 vereadores disseram que são favoráveis a implementação do kit covid em Cuiabá. Um deles foi o vereador de oposição, Abílio Junior (PODE), que está com o tio e o avô internados em estado grave com a covid-19. "Se eles tivessem tomado os medicamentos no começo, talvez eles não estariam neste estágio".

O vereador Ricardo Saad (PSDB) é médico e disse que se pagar o novo coronavírus será o primeiro a fazer uso dos medicamentos. Já o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) pediu que os medicamentos sejam disponibilizados com urgência. O vereador Dilemário Alencar (Podemos) pediu a inclusão da cloroquina no kit. Porém, o medicamento não tem comprovação científica. Segundo ele, o tratamento precoce é fundamental. 

A implantação do kit covid em Cuiabá atende a um decreto do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), editado no dia 25 de junho.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.