Cidades

Cuiabá escurece às 14h e fica sob risco de alagamentos

Ahmad Jarrah

Uma tempestade no início de tarde desta segunda-feira (15) deixou a cidade de Cuiabá às escuras, como se fosse noite, e sob risco de alagamento. Segundo a Defesa Civil do Município, todas as regiões da cidade estavam sob atenção para transbordamento por volta das 14h. Entre as regiões afetadas por volta das 13h30min estão os bairros Boa Esperança e a região central de Cuiabá.

O Córrego do Barbado que fica próximo ao Viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu grande quantidade de água e ficou prestes a alagar. Algumas vias que dão acesso a Avenida Tancredo Neves, como a Avenida General Melo e a Carmindo de Campos, alagaram e alguns veículos apagaram no meio da via.

A chuva foi causada por áreas de instabilidade associadas ao calor e à umidade. Para os próximos dias, as pancadas de chuva devem continuar, principalmente no final da tarde.

Em Várzea Grande também ouve alagamentos como na avenida que dá acesso a ponte Sérgio Mota e vai em direção a Dom Orlando Chaves.

Recomendações

A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros disse que não houve nenhum chamado de socorro, mas alertou os motoristas para que não trafeguem nos momentos mais intensos da chuva e evitem passar por locais com histórico de alagamento.

Segundo a guarnição, a população deve tomar alguns cuidados com: terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiações elétricas expostas podem causar acidentes graves.

Se não houver alternativa, os bombeiros pedem para seguir estas orientações: Ao encontrar-se em ruas alagadas, procure se proteger o máximo possível para evitar o contato com a água.

Segundo os bombeiros, a força das águas em locais inclinados é incontrolável. 

Os bombeiros alertam para que, ao primeiro sinal de chuva forte, evite sair de casa. Não corra risco desnecessário. No entanto, se já estiver no trânsito, fique atento.

Aos primeiros sinais de alagamento procure áreas elevadas para estacionar e aguarde o nível da água baixar; Ande devagar, aumente a distância do veículo da frente e não feche os cruzamentos; Sintonize seu rádio no noticiário local e procure informações sobre as áreas alagadas; Não pare o carro próximo a árvores ou postes; Evite áreas alagadas.

As poças podem esconder crateras. Se for inevitável, ao atravessá-las, mantenha aceleração contínua em primeira.

Em hipótese alguma a água pode entrar pelo cano de descarga; Aguarde que o carro que esteja à sua frente, transponha a área alagada para, em seguida, proceder a sua travessia; Não fique próximo a caminhões ou ônibus.

Veículos de grande porte provocam marolas que podem alagar o seu carro e fazer com que perca o controle da direção; Se o nível da água atingir o batente inferior da porta é hora de abandonar o veículo. Com água acima das rodas, o carro começa a boiar e fica sem controle.

Ulisses Lalio

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.