Cidades

Cuiabá e VG não aceitam fechamento total dos municípios e propõem unificação das ações

Na próxima semana, as Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande devem apresentar um decreto unificado com novas medidas de enfrentamento à propagação do novo coronavírus. Esse foi o compromisso firmado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, de Cuiabá, e pela prefeita Lucimar Campos, de Várzea Grande, em audiência de conciliação realizada na tarde desta sexta-feira (19), no Fórum de Várzea Grande, após convocação do juiz José Luiz Leite Lindote, titular da vara especializada de Saúde Pública do município.

O governo de Mato Grosso sugere lockdown para os municípios que ultrapassaram a classificação de risco. Segundo o decreto nº 522, de 12/06/2020, as cidades que passarem a classificação de risco, devem atualizar as diretrizes para adoção de medidas restritivas para prevenir a disseminação da covid-19.

Na próxima segunda (22), uma nova audiência será realizada às 10h, onde os gestores apresentarão ao magistrado a proposta de decreto.

"Estamos diante da maior crise sanitária da história do país e uma das maiores da história da humanidade. Então estamos todos, literalmente, no mesmo barco. Temos que nos unir, falar a mesma língua e, dentro do possível, editar o mesmo documento, o mesmo decreto na Região Metropolitana, com a coordenação do Estado, alinhado com o Estado de Mato Grosso. E foi esse o grande resultado positivo da reunião. Esse alinhamento que vamos sentar, discutir, estabelecer para desenhá-lo até a próxima segunda feira", disse Emanuel Pinheiro ao final da audiência.

Quanto à ampliação do toque de recolher, Emanuel comenta que fez algumas propostas de unificação de ações entre Cuiabá e Várzea Grande. "As ações estão sendo discutidas. Cuiabá já está finalizando a sua proposta, o seu decreto, que seria apresentado na terça-feira e agora vamos anunciar juntos. Por isso que foi um ponto altamente positivo da reunião, de comum acordo. Dialogando com o Estado, Cuiabá e Várzea Grande vão apresentar uma proposta só de algumas medidas que serão tomadas. Vamos discutir, sentar com o Estado e conversar", acrescenta.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.