Levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que Cuiabá é a capital da região Centro-Oeste que tem o menor número de consumo de frutas e hortaliças. Conforme os dados, apenas 20% dos moradores consomem 400 gramas ou mais desses alimentos diariamente, que é a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Os dados constam da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014).
De acordo com o Ministério da Saúde, as outras capitais do Centro-Peste têm alto consumo de frutas e hortaliças em relação ao índice nacional, que é de 24,1%. O Distrito Federal tem índice de 29%, Campo Grande de 26% e, Goiânia, de 25%. Essas cidades estão entre as 10 capitais que mais consomem frutas e hortaliças em cinco ou mais dias da semana.
A pesquisa também mostrou que Cuiabá também está é a capital da região Centro-Oeste com maior índice de consumo de carne com excesso de gordura, com 43,7%. A média nacional é de 29,4%. Apenas o Distrito Federal apresenta índice semelhante ao nacional, com 29,3%. Em Goiânia, o percentual é de 36,% e, em Campo Grande, é de 39,7%.
A população de Cuiabá também está entre as que mais bebem refrigerante em excesso, com 26%. No Brasil, mais de 20,8% da população faz uso de refrigerantes cinco vezes ou mais na semana. No Centro-Oeste, Campo Grande (18%) e o Distrito Federal (19%) estão entre as que menos consomem o produto, sendo 18% e 19% respectivamente. Em Goiânia, o percentual é de 27%.
Em relação ao feijão, a pesquisa mostrou que 77,6% da população de Cuiabá consome o alimento cinco ou mais dias na semana. A média nacional é de 66%. Goiânia é a capital da região Centro Oeste que mais consome, com 81,3%, seguida pelo Distrito Federal (79,2%). EM seguida vem a capital mato-grossense e, por último, Campo Grande (72,7%).
(G1)