Cuiabá e Primavera do Leste faturaram os ouros da 1ª edição do Campeonato Mato-grossense Mirim e Juvenil de Voleibol, que ocorreu entre os dias 14 a 16 de agosto, em três ginásios da capital. Os cuiabanos levaram três das quatro medalhas de ouro, Primavera levou uma e as pratas ficaram com Sinop, Barra do Garças e também Primavera do Leste e Cuiabá.
Para o técnico da Escola Estadual Profª Alda Gawlinski Scopel, Roberto Pereira, de Primavera do Leste, a conquista do ouro na categoria mais “jogo duro” do Mato-grossense, o Juvenil Masculino, se deve muito por conta da experiência que os atletas possuem no momento da disputa. Segundo ele, na final contra o Isaac Newton, após perderem o primeiro Set, foi a maturidade emocional que fez reequilibrar os ânimos da partida e mudar o rumo do placar.
“Essa equipe foi tricampeã dos Jogos Escolares da Juventude neste ano. E, apesar dos novos jogadores, ela ainda é composta por quatro atletas dos ciclos do ano passado. O set inicial, que perdemos por 22/25, aconteceu devido ao calor, horário, mudança de quadra. Depois colocados os pés no chão, reduzimos os erros e fechamos os outros três Sets em 25/20, 25/20 e 25/15”, explicou Roberto.
O ponteiro camisa 9 de Primavera, Gustavo Galvão, de 18 anos, concorda que fatores emocionais colaboraram para o tropeço no primeiro Set. “Acho que foi o nervosismo. O vôlei lida com as emoções e isso foi essencial no jogo. Mas o time é unido e experiente. Tem uma estrutura técnica e emocional que forma uma casca capaz de ser decisiva em momentos cruciais”, avaliou o jovem líder, que já pratica voleibol desde os sete anos de idade.