Os imigrantes foram salvos depois que os tripulantes do cruzeiro avistaram uma embarcação sobrecarregada de imigrantes. O barco em condições precárias "não dispunha de nenhum equipamento de navegação e nem salva-vidas", acrescentaram os oficiais da Guarda Costeira.
Os cubanos foram resgatados por membros da tripulação do cruzeiro, salvos e transferidos à Guarda Costeira que patrulhava a região.
Estes 41 imigrantes tiveram muita sorte por estarem vivos", destacou Todd Lutes, capitão do distrito sete da Guarda Costeira, que acrescentou: "Sair ao mar em uma embarcação insegura sem equipamento salva-vidas apropriado pode ser uma decisão suicida".
Se não fosse o Ecstasy, a viagem destes imigrantes "poderia ter terminado em tragédia", completou Lutes. No entanto, os imigrantes provavelmente serão repatriados ao seu país de origem.
Sob a atual política de pés molhados/pés secos, os imigrantes cubanos imigrantes ilegais que conseguem chegar ao território americano podem ficar, mas os que são interceptados em alto-mar geralmente são repatriados à ilha.
R7