Foto: Ahmad Jarrah / Circuito MT
Um dos principais críticos do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), o governador Pedro Taques (PDT) irá encontrar a petista na tarde desta quinta-feira (30), em reunião com demais chefes dos Executivos estaduais, em Brasília (DF), para discutir a responsabilidade fiscal, colaboração federativa e governabilidade.
A reunião tratará do ajuste nas contas públicas diante das perdas de arrecadação, crise financeira e a reforma do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Mobilização
Taques já vem participando de uma mobilização com governadores das regiões Centro-Oeste e Norte para unir os chefes do Poder Executivo dos estados em prol do desenvolvimento local e angariar força nos debates com o Congresso Nacional e com o Governo Federal.
No começo do mês de julho, o governador participou do Fórum dos Governadores do Brasil Central, bloco que conta com os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás e do Distrito Federal para trabalhar em conjunto.
Na última semana (24), Taques ainda participou do 11º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, em Manaus (AM), onde os nove estados que compõem a Amazônia Legal formalizaram a Carta Manaus, para reivindicar uma distribuição justa de recursos. O evento também serviu para que o bloco pedisse uma regulamentação na política nacional de preservação, discussão que poderá entrar na pauta da reunião.
Com assessoria