A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria dos 300 anos e demais envolvidas na organização do Carnaval da cidade, anunciaram hoje, quarta-feira (7), detalhes dos preparativos da festa. A crise será um marco da festa deste ano. A Prefeitura já anunciou que não será possível pagar o mesmo valor de premiação que foi pago ano passado aos vencedores do carnaval devido à falta de emendas parlamentares. Este ano será pago o valor de R$ 180 mil, dividido entre os quatro primeiros colocado definidos pelo júri técnico.
“Este ano o recursos foram todos da iniciativa provada e com uma ajuda da Assembleia Legislativa em estrutura”, relatou o secretário adjunto de Cultura Valdir Leite Cardoso.
O desfile de Carnaval será realizado ao lado do Museu do Rio na Av. Manoel José de Arruda. Toda estrutura de arquibancada, Som e cabine de jurado, começa a ser montada quinta-feira (08). O resultado dos vencedores será anunciado na quarta-feira de cinzas.
Segundo os Organizadores, a comemoração inicia na sexta-feira (9) e vai ate o dia (13), com abertura dos portões às 19h, totalmente grátis para quem quiser se divertir. Além disso, no perímetro de festa, antes da entrada, será realizada revista de todas as pessoas para garatir total segurança.
De acordo com o secretário há mais de 40 dias estão sendo realizadas as programações e todos os preparativos para grande festa do Carnaval. Este ano, os organizadores estima um público de 80 mil pessoas na Orla do Porto, o dobro de pessoas do ano passado que foi de 40 mil. A realização do evento, só possível por meio de parceira com empresas privadas, pois devido à crise financeira do Governo/MT, não foi possivel o repasse de verbas para realização da festa.
Durante os cinco dias é esperado que 200 mil pessoas na comemoração. O custo para realização do evento foi de aproximadamente 700 mil reais.
Segurança nos dias de Festa
A segurança nos dias de festa será de responsabilidade do Primeiro Batalhão de Polícia Militar, que contará com 150 homens da PM em dias de menor público e 180 nos dias de atração nacional, que atrai mais pessoas, garantindo a ordem do lugar para os foliões.
O planejamento Operacional da PM distribuirá policiais em pontos estratégicos de toda extensão do evento, na parte interna e externa. No local, ficara um total de 14 viaturas que realizará o patrulhamento em toda extensão.
De acordo com o Tenente Coronel Bastos, do Primeiro Batalhão de Polícia Militar (PM), Uma Unidade Especializada estará realizando trabalhos de apoio a PM. “Vamos contar o Batalhão da Rotam, serão duas equipes diariamente, a Cavalaria atuará com duas guarnições e o Batalhão de Trânsito que atuará em conjunto com a Semob na interdição de vias e fiscalização”, explicou.
Durante a festa, será realizado o Patrulhamento aéreo durante todas as noites do evento. Serão realizados de três a quatro patrulhamentos, com voos de 20 minutos sobre o local. “Durante o tempo de voo, serão repassadas informações para os policias que estiverem em solo”, afirmou o Tenente Coronel Bastos.
A segurança em outros pontos da cidade será feito por meio de rodas, pequenos patrulhamentos em outros locais que estiverem tendo comemoração de carnaval.
Programação do carnaval 2018 na Orla do Porto:
SEXTA FEIRA: 09-02
– DJ Felipe
– Toque D’Prazer
– MC Dentinho
– Denner & Douglas
– Megasom (Lambadão)
SÁBADO: 10-02
– DJ Cleyton 7
– Charanga Bola de Ouro
– Guga Cunha Elétrico
– Chiclete com Banana
DOMINGO: 11-02
– DJ Felipe
– Bateria Explosiva Show
– Rafa Garcia
– Erre Som (Lambadão)
SEGUNDA: 12-02
– DJ Cleyton 7
– Swing Bamba
– Sambaxé
– Thiago Brava