Política

Crise interna leva Emanuel Pinheiro a articular saída do MDB

A crise no MDB pode gerar a saída do prefeito Emanuel Pinheiro. O mal-estar pela troca de ataques com Valtenir Pereira, nas últimas semanas, levou Pinheiro a procurar outro partido para negociar sua filiação, já pensando numa estrutura para as eleições de 2020. Fonte consultada pelo Circuito Mato Grosso diz que o Podemos é o grupo político da preferência do Pinheiro, e uma reunião já está pré-agendada para esta semana.

Pinheiro teria sido o agente do início da conversa diretamente com líderes nacionais do Podemos. E o deputado federal José Medeiros, líder da sigla em Mato Grosso, tem feito a intermediação dos pontos de afinidade para que a ida de Pinheiro se concretize.

Mas, a decisão não deve ocorrer rapidamente. Influências externas ao MDB pode fazer o prefeito ponderar sobre a permanência ou colocar outro partido na lista de futura filiação. Por exemplo, o Partido Progressista (PP), onde o deputado estadual Paulo Araújo tem relação estreita com Pinheiro.

Ele disse ao Circuito Mato Grosso o convite a Emanuel Pinheiro para entrada na sigla tem sido feita pontualmente e, crise com Valtenir Pereira, deixou o assunto mais público. “Nós temos uma relação muito boa com o Emanuel. Aqui no partido ele está à vontade. Já fizemos o convite para ele vir para PP várias vezes e mantemos o convite”.  Além de Podemos e PP, o Partido da República (PR) está na lista de futuro anfitrião de Pinheiro.

 Conforme o deputado, o PP tem ressaltado a possibilidade de acertar apoio com Emanuel Pinheiro independentemente da ida dele para o partido. A crise no MDB se intensificou nas últimas semanas com troca de ataques publicamente entre Valtenir Pereira e Emanuel Pinheiro. No fim de semana, as críticas tiveram tom mais duro, com os protagonistas acusando um ao outro de “especialidade em roubo”. Os ataques iniciaram mais intensamente algumas semanas após o MDB decidir, em reunião da cúpula estadual, bater o martelo a favor da campanha reeleição de Pinheiro.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões