O Ultimate Fighting Championship divulgou, nesta quinta-feira, que recebeu notificação da USADA sobre uma posição violação de Cris Cyborg às normas antidoping. A Agencia é parceira do UFC no controle de doping e tem autonomia para aplicar punições a lutadores flagrados em exames dentro e fora do período de competição. A brasileira recebeu suspensão preventiva até o resultado da contraprova.
De acordo com a nota do UFC, a irregularidade no exame de Cris Cyborg foi em período fora de competição. O teste foi realizado em 5 de dezembro. A substância ilícita encontrada não foi divulgada pela organização.
O UFC aguarda o desdobramento do processo antes de tomar qualquer medida. No entanto, até a conclusão do caso, a brasileira terá de ficar afastada do octógono.
Cris Cyborg disputou apenas duas lutas no UFC, em peso casado, contra Leslie Smith e Lina Lansberg, derrotadas de forma arrasadora, neste ano. Os triunfos colocaram a paranaense no top 15 do ranking dos melhores lutadores peso por peso da organização. Com cartel de 15 triunfos e apenas um revés, a brasileira é considerada uma das melhores atletas de artes marciais mistas do mundo.
Campeã do peso pena do Invicta FC, Cyborg recebeu a chance de disputar o cinturão inaugural da mesma categoria no Ultimate, mas alegou problemas de saúde e pediu mais tempo para entrar em ação. O title shot, então, foi repassado a Holly Holm e Germaine de Randamie, que se enfrentam no UFC 208, em 11 de fevereiro, para irritação da brasileira.
Cris Cyborg já foi flagrada em exame antidoping em 2012, quando competia no Strikeforce. A substância estanozolol (esteroide anabolizante) foi encontrada no exame, e a brasileira acabou punida por um ano.
Confira a nota do UFC sobre violação de Cris Cyborg
O UFC foi notificado formalmente nesta quinta-feira (22) pela Agência Anti-Doping dos Estados Unidos (USADA) sobre uma potencial violação da política Anti-Doping por parte da lutadora Cristiane “Cyborg” Justino decorrente de uma coleta de amostra fora das competições, em 5 de dezembro de 2016.
A USADA, administradora independente da Política Antidopagem do UFC, tratará da gestão de resultados e da adjudicação apropriada deste caso. É importante notar que, de acordo com a Política Antidopagem do UFC, há um processo de revisão legal e justo que é concedido a todos os atletas antes que quaisquer sanções sejam impostas.
Assim como em todos os casos de violações antidoping, informações adicionais ou declarações do UFC serão fornecidas no momento apropriado na medida que o processo avançar.
Fonte: Super Esportes