Criminosos tem utilizado um dispositivo para bloquear o sinal das travas eletrônicas de veículos em Mato Grosso. A prática é utilizada para para furtar objetos ou até mesmo o próprio carro. O aparelho funciona como uma espécie de bloqueador da trava. Após o bloqueio, os criminosos agem.
O delegado Maurício Maciel relata que, muitas vezes, os proprietários dos automóveis esquecem de checar se o veículo está realmente trancado após estacionar.
Segundo o delegado, o crime é praticado por pessoas que já estão próximas do veículo. Ele explica o criminoso atua escondido, normalmente dentro de algum outro carro para poder operar o bloqueador sem ser visto. Além disso, informa que o delito acontece, na maioria das vezes, em estacionamentos de grandes redes de super mercado.
As caminhonetes estão no topo da lista dos veículos preferidos pelos bandidos. Só nos cinco primeiros meses deste ano, 60 delas foram roubadas em Mato Grosso e 125 furtadas. Isso representa 44% dos roubos e furtos registrados em todo o ano passado. As cidades de Cuiabá e Várzea grande estão em destaque nos registros desse tipo de ocorrência.
Durante as investigações, a polícia concluiu que, em vários casos, os veículos são levados para a Bolívia e se tornam moedas de troca com o tráfico de drogas.
As recomendações das equipes policiais são de sempre conferir se o carro está devidamente trancado e não deixar objetos de valor facilmente a mostra no veículo.