Cópias falsificadas de cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) deste ano estão sendo distribuídas de modo criminoso em Cuiabá. Os documentos falsos trazem alterações como uma conta bancária que não pertence ao Executivo Municipal.
De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, as vias originais são todas referentes ao Banco do Brasil e só podem ser emitidas diretamente pelo site do município ou pessoalmente junto a um assessor oficial da Capital, operante dentro das lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC).
De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Antônio Roberto Possas, os idosos têm sido as vítimas mais frequentes do golpe. “Nós queremos reforçar as orientações já passadas, para que a nossa população não caia em golpes de estelionatários. Caso o contribuinte ainda não tenha recebido o seu carnê em casa, é fundamental que ele não solicite o auxílio de terceiros, que podem agir de má fé na tentativa de extrair seus recursos”, pontuou.
“Nossa recomendação é que o documento seja retirado apenas nestas duas plataformas, as únicas que operam genuinamente pela Prefeitura. Salientamos ainda que é imprescindível recusar a ajuda de pessoas desconhecidas, como despachantes ou outros de cunho suspeito”, completou.
Possas explicou que a pasta está tomando as medidas judiciais cabíveis juntos à Delegacia Fazendária (Defaz). “Contamos com o apoio da população por meio de denúncias”.
Conforme comunicado da Prefeitura, para a emissão do IPTU online, é necessário que o munícipe digite o número da inscrição no campo de busca solicitado.
O pagamento do IPTU pode ser feito em cota única, com 10% de desconto, ou em até oito parcelas, com o vencimento do primeiro boleto para 11 de abril. Os pontos de atendimento presencial são a LAC Centro, no piso térreo do Palácio Alencastro, LAC Sul, na Avenida Palmiro Paes de Barros (estrada para Santo Antônio) e na LAC Norte, localizada atualmente na Lagoa Encantada – CPA III, mas que passa a atender em novo endereço a partir de 02 de abril.
Em casos de irregularidades na guia do IPTU, o contribuinte pode efetuar a denúncia através do número 3645-6225.