Portal Sorriso MT
Com o crescimento das redes sociais, têm sido cada vez mais comuns os casos de pessoas que criam perfil falso (também conhecido como fake, que significa “falso”, em inglês). Ex-moradores de Sorriso (420km ao norte de Cuiabá), que se mudaram há 1 ano para Sinop (500km ao norte da Capital), foram à delegacia de Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (11), para denunciar que foram vítimas de um criminoso que supostamente reside em Nova Mutum (264km ao norte).
Em entrevista ao Portal Sorriso MT, o homem disse que descobriu apenas recentemente, por meio de parentes e amigos, que um criminoso cibernético usou uma foto dele ao lado da esposa em um perfil falso no Facebook que tem como objetivo comprar e vender fotos e vídeos de crianças nuas, além de agenciar programas com menores.
O perfil falso está com o nome Luiz Carlos, morador de Nova Mutum. O criminoso usou a conta do Facebook para ameaçar uma mulher ao exigir que ela enviasse a foto de sua bebê nua em troca de R$ 50. Em uma conversa, que circula nas redes sociais, o criminoso escreveu. “Ou me manda [a foto] ou te acho aqui em Mutum, sua vadia”.
Apavorada, a mulher que foi chamada pelo criminoso via Facebook pediu para que ele parasse de ameaçá-la. O caso ganhou repercussão em Nova Mutum.
Em outra conversa, o criminoso escreveu: “vendo e compro imagens de crianças nuas e fazendo sexo. Sigilo total. Tenho meninas e meninos disponíveis para sexo também. Ligue ou chame no WhatsApp (66) 99903-5403”.
O problema é que o casal, que atualmente mora em Sinop e teve a foto usada no perfil falso, é quem está passando por constrangimentos e calúnias, já que os internautas pensam que o casal é quem está ameaçando às pessoas para o envio de fotos de crianças nuas.
“Isso é muito complicado, pois denigre a nossa imagem. Por isso, vim na delegacia fazer o boletim de ocorrência, pois o criminoso usou a nossa foto. Eu tenho filhas de 12 e 13 anos e um filho de 5 meses. A gente é pai de família e o cara pede foto de crianças aos outros. É um absurdo”.
Um internauta, indignado com as ameças que o criminoso têm feito a diversas vítimas ao exigir fotos de crianças, postou imagem do perfil acusando o casal, mas sem saber que se tratava de um perfil falso.
“Eu até liguei para ele e disse que não sou eu. Até quero ligar para a moça que foi ameaçada e pedir desculpa por estar minha imagem e explicar para ela que eu não sou esse Luiz”, explicou a vítima.
A Polícia Civil de Sinop está ciente do caso e passa a investigar.