Em abril deste ano, 1.053 ocorrências foram registradas pelo sistema de videomonitoramento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Destas, 763 culminaram em ações repressivas da Polícia Militar aos delitos criminais, o que representa 72% dos casos.
O número de captura de imagens alcançado em 2017 é mil vezes maior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 51 registros. As ocorrências monitoradas pelo Ciosp são em relação tentativas de roubo, furto, ameaça, direção perigosa, dentre outras.
Ainda pelos olhos atentos dos operadores, são captadas imagens cotidianas de boa ação ao próximo. O sistema de videmonitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (Ciosp) da Sesp atua para ações repressivas e preventivas no enfrentamento à criminalidade.
Na tarde de 28 de fevereiro, enquanto os Policiais Militares realizavam incursão no “beco do candieiro”, um homem que portava uma faca se desfez do armamento com a chegada da viatura. Contudo, operadores do Ciosp estavam acompanhando as imagens e informaram aos policiais da ação do suspeito. O homem que estava de posse da faca foi encaminhado à Delegacia e os demais revistados.
Outra ação foi flagrada na madrugada do dia 08 de maio, na avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá. Um motociclista abordou algumas pessoas que estavam em frente a um restaurante e roubou seus pertences.
Durante fuga, os operadores continuaram acompanhando a ação do suspeito. A polícia foi chamada e a abordagem e a prisão aconteceram nas proximidades da rotatória do bairro Santa Rosa.
Com PJC/MT