Cidades

Crianças visitarão indústrias para comemorar o dia da reciclagem

Foto: Lousdembergue Rondon

Para comemorar o Dia Internacional da Reciclagem estudantes do ensino fundamental visitarão duas indústrias nessa quarta-feira (17/05), em Cuiabá. As empresas que reciclam resíduos da construção civil e papel demonstrarão o funcionamento das máquinas e o processo da transformação de um material descartado em algo reutilizável. Com objetivo de ensinar a importância da reciclagem para o meio ambiente e o bem-estar da cidade, será ainda debatido políticas públicas para incentivar o descarte correto do lixo.

Cerca de 40 alunos entre 10 a 12 anos de idade participarão do evento acompanhado por seus professores. Esta será a primeira edição do projeto sem fins lucrativos promovido pelo Sindicato das Indústrias da Reciclagem (Sindirecicle-MT), em parceria com escolas públicas e privadas. Entre as instituições de ensino, o Sesi Escola de Cuiabá foi escolhido por meio de sorteio para inaugurar o projeto. O prefeito Emanuel Pinheiro e órgãos como a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano foram convidados a participar do evento.

Além da aula de campo, ministrada pelo técnico da empresa de reciclagem, os estudantes farão redações com o tema “Importância da reciclagem para a vida humana”, onde as cinco melhores serão expostas no site do Sindirecicle-MT. Para o presidente do sindicato, Fabrício Margreiter, esta é uma oportunidade para debater o cenário da reciclagem em Mato Grosso e os incentivos para se abrir indústrias na capital. Segundo ele, o combate contra a poluição deve ser uma parceria entre o sindicato, prefeitura e a sociedade. 

“O projeto visa conscientizar a população sobre a importância de políticas públicas que possam favorecer a reciclagem. Com a aula de campo estaremos a abrir caminho para que debates como a limpeza da cidade, meio ambiente e a precaução contra doenças que possam advir do descarte incorreto do lixo. As indústrias mato-grossenses são responsáveis por uma grande limpeza nos meios urbanos e rurais, contudo ainda reciclamos muito pouco”, explicou.

Com Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.