Um trágico acidente aconteceu no final da tarde de sábado (21) em um sítio localizado há alguns quilômetros a frente do Trevo do Lagarto, onde o pequeno Rafael Santos, 08, acabou pegando fogo depois de se aproximar diante de um monte com cinzas de folhas secas com uma garrafa de álcool. A família do garoto faz uma campanha no Facebook, pedindo ajuda para a criança que se encontra internada no Centro de Tratamento de Queimadas do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá.
Em conversa com o Circuito Mato Grosso, Sadylla Santos, que é prima de Rafael informou como aconteceu o acidente e o que a família está necessitando no momento. A jovem relatou que no sábado a família do garoto que mora em um sítio teria colocado fogo em folhas secas, o que é comum entre os moradores, já que a coleta de lixo na região não existe.
“Quando eles colocaram fogo, minha tia estava dentro da casa lavando louça e cuidando dos outros três irmãos do Rafael, e ele na inocência, se aproximou das cinzas e jogou o álcool que fez com que o fogo reacendesse e atingisse todo o corpo dele”, explicou Sadylla.
Sadylla também falou que a mãe ouvindo os gritos do filho, saiu correndo para ver o que estava acontecendo, e encontrou o garoto que no desespero acabou pulando dentro da caixa d’água, porém, com a água o fogo não se apagou, foi então onde a mãe da criança utilizou um pano para apagar o incêndio que tomava conta do corpo de Rafael.
O garoto teve grande parte do corpo queimado, apenas os cabelos, pés e parte do braço esquerdo que não foram atingidos pelas chamas. Os vizinhos ajudaram a socorrer e trouxeram Rafael para o Pronto-Socorro da Capital onde os médicos informaram que ele ficará internado por cinco meses.
Diante das necessidades da família, Sadyyla resolveu fazer a campanha no Facebook e pede doação de qualquer produto que possa ser útil.
“O Rafael tem tomado banho duas vezes ao dia e precisa de doações de shampoo para bebê, ou sabonete líquido, além disso, precisamos de ajuda para os outros irmãos dele, como sabonete, roupas, comida, materiais escolares, e com o que a pessoa puder ajudar, pois toda ajuda neste momento é bem-vinda”, relatou a jovem.
A mãe de Rafael está ficando 24h com ele no Pronto-Socorro, os outros irmãos dele, sendo Lauandra de 03 anos, Raquel, 05, e Diogo, 07, estão sob o cuidado de parentes. O pai de Rafael não trabalha e Sadylla se queixa do problema com álcool e irresponsabilidade do pai das crianças.
“O meu tio é irresponsável, tanto que no dia que a Alessandra (mãe de Rafael) trouxe ele para o hospital, o meu tio que tinha que ficar cuidando dos outros irmãos do Rafael saiu para beber e deixou as crianças sozinhas. A nossa família já pegou as crianças para cuidar, pois o problema dele com o álcool atrapalha a responsabilidade dele com os filhos”, lamentou Sadylla.
Segundo ela principalmente por esse problema também, ela tem pedido doação, pois eles tem se ajudado como podem uns aos outros.
“O Conselho Tutelar já foi atrás do meu tio com a polícia, porém não encontraram, para ele explicar a ausência e falta de atenção com os filhos, o conselho não levou as outras três crianças, porque está sob cuidado de outros parentes que irão cuidar deles até que o Rafael possa receber alta”.
Atualmente o garoto está com o corpo todo coberto com faixa e tem se alimentado de sopa com um canudo, e Sadylla informou que as queimaduras são de segundo e terceiro grau e requer um longo tratamento.
Quem quiser contribuir e ajudar a família com alguma doação, pode entrar em contato direto com a Sadylla Santos que está a frente das arrecadações, pelo WhatsApp (65) 98164-9341 ou pelo celular (65) 99253-4370.
“Quem quiser doar pode entrar em contato que vou buscar ou se a pessoa puder trazer, o que for que seja para a contribuição neste momento é aceito, pois arrecado e entrego para a minha tia no pronto-socorro e também para meus tios que estão cuidando dos outros irmãos”, finalizou a jovem.