As cidades vão expandindo o seu perímetro urbano e criando novas comunidades devido ao surgimento de novos bairros.
Com esse desenvolvimento descontrolado, muitos problemas vão sendo criados devido à falta de um projeto urbanístico.
Para dar suporte a estes moradores primitivos, ao novo bairro, surge o comércio familiar, onde a facilidades da compra e permuta são soluções imediatas.
A diferença entre crescimento e desenvolvimento de uma cidade é bem diferenciada. Enquanto o crescimento refere-se ao aumento do PIB (arrecadação dos cofres), o desenvolvimento se refere à condição social, estrutural e econômica da população de um município.
A necessidade mais comum do crescimento de um novo bairro são os serviços como saneamento básico, energia elétrica, saúde, educação, segurança pública dando ao cidadão melhor qualidade de vida.
O desenvolvimento está muito ligado especialmente aos meios políticos, econômicos e sociais. São as fontes de transformações de uma sociedade que está em busca de um crescimento que atraem empresas e indústrias.
Os bairros são núcleos de crescimento de uma cidade, com uma grande população de mão de obra, necessitam dos serviços mais comuns como transportes coletivos, comércio varejista, postos de saúde, escolas, entre outros. Podemos ter crescimento sem desenvolvimento, somente pela forma como ocorre o planejamento e gestão dos recursos baseados nas necessidades da sua população.
Enfim, o crescimento e/ou desenvolvimento de uma cidade envolvem fatores muitos diferenciados, são muitos interesses que podem impedir o futuro de uma população.