Foto: Assessoria
O prefeito Emanuel Pinheiro participou, na manhã deste sábado, (03), do encerramento da Semana Mundial do Brincar, na creche municipal São Mateus. Com o tema, “Amigos do ECA, Direitos da Criança – Juntos Faremos a Diferença”, o evento tem como missão priorizar os direitos da criança, como cultura, alimentação saudável e a saúde, trazendo a família para dentro da unidade.
A creche São Mateus, desde a sua fundação em 2013, vem desenvolvendo um trabalho para priorizar estes direitos.
A unidade, que atende cerca de 120 crianças, será uma das primeiras a implantar o programa Hora Estendida. “As crianças são o nosso maior patrimônio, a causa e a razão de ser e de preparar a Cuiabá dos 300 Anos. Para as nossas crianças, construimos, todos juntos, uma cidade muito melhor para se viver, com mais dignidade, mais cidadania, mais direitos à pessoa humana e, principalmente, uma sociedade que garanta futuro para crianças e jovens. Quando eu busco este norte da humanização, da prestação dos serviços públicos e da qualidade é exatamente para esse grande equipamento público do São Mateus, que faz a diferença, seja referência do trabalho humanizado, de carinho e de amor com as nossas crianças e de respeito às famílias e à comunidade”, frisou Emanuel.
O trabalho realizado pela diretora Rosangela de Souza Pereira tem resultado em constantes avanços. “É uma alegria muito grande desenvolver esse trabalho com a comunidade, fazer a diferença na educação destas famílias. Aqui a gente tem feito valer os direitos da criança. E estamos aqui envolvidos com essa ação, contando com a ajuda de pais e de alguns amigos.
A equipe de saúde participante do evento é unanime em dizer que esse trabalho não dignifica somente a vida de quem recebe o atendimento. Todos se inserem no contexto de poder oferecer seu conhecimento em prol dos pais e alunos da creche São Mateus.
Dia Mundial do Brincar
O Dia Mundial do Brincar foi instituído pela UNESCO em 1999, e é comemorado no dia 28 de maio, em mais de 40 países, para chamar a atenção, ao direito de brincar, visando a conscientizar e a sensibilizar pais, educadores e a sociedade sobre a importância que as brincadeiras têm para o desenvolvimento integral da criança. Esse dia, comemorado mundialmente, abre fóruns para que os profissionais e a sociedade reflitam sobre o assunto, inclusive sobre os impactos de ter cada vez menos tempo para brincar na infância. Nesse contexto, a Educação Infantil deve conduzir um trabalho voltado para o brincar, objetivando atender às necessidades de cada faixa etária, visando ao exercício da fantasia e, também, propiciando, à criança, a aquisição do domínio da linguagem simbólica.
Com Assessoria