– Estou muito, muito feliz. Quero agradecer aos meus companheiros, pois sem o time, prêmios individuais são possíveis. Obrigado à família e aos torcedores. Esse vai direto para o meu museu. Obrigado a todos que votaram em mim – disse o luso após ser premiado.
Desta forma, o luso se torna o quarto vencedor diferente do troféu concedido pela Uefa desde 2011. Antes dele, Lionel Messi, Andrés Iniesta e Franck Ribéry foram os vencedores. A votação se deu entre jornalistas que representam cada país associado à Uefa, em duas fases. A eleição final ocorreu em tempo real no evento realizado em Mônaco nesta quinta, para o sorteio dos grupos da edição 2014/15 Liga dos Campeões.
Recorde e título na Champions
Cristiano Ronaldo marcou 51 gols em 47 partidas oficiais com o Real Madrid na temporada passada, sendo 31 no Campeonato Espanhol, três na Copa do Rei e 17 na Liga dos Campeões. Com este número no torneio europeu, se tornou o maior artilheiro de uma única edição, deixando para trás Mazzola e Messi, que haviam marcado 14 vezes em um só torneio. O luso foi o principal nome do time merengue na conquista da sonhada décima Liga dos Campeões, além de ter levado o título da Copa do Rei.
Com a seleção portuguesa, foram outros 13 gols, incluindo os três marcados contra a Suécia no jogo de volta da repescagem europeia para a Copa do Mundo. No Mundial, porém, o camisa 7 deixou a desejar e balançou as redes em apenas uma oportunidade, no fim da última partida da fase de grupos, contra Gana, que sacramentou a eliminação precoce de Portugal.
Entre as mulheres, atacante alemã é premiada
Na premiação feminina, a vencedora foi a atacante Nadine Kessler, do Wolfsburg. A alemã desbancou a sueca Nilla Fischer e a compatriota Martina Müller depois de conquistar o Campeonato Europeu com sua seleção e levar a Liga dos Campeões com o clube na temporada passada.
Globo Esporte