Política

CPI’s votam quebra de sigilo de três ONG’s indígenas nesta terça (14)

Foto: Ahmad Jarrah

Três pedidos de quebra de sigilos fiscal e bancário de organizações não-governamentais (ONGs), que atuam em áreas de defesa de direitos indígenas, serão votados nesta terça-feira (14) pelas Comissões Parlamentares de Investigação (CPIs) da Funai e do Incra, na Câmara Federal, em Brasília. Os pedidos se referem às contas do Instituto Socioambiental (ISA), do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), o autor dos requerimentos, diz que o objetivo da averiguação dados financeiros das ONGs, é apurar, por meio das movimentações financeiras em bancos públicos e privados, se existe alguma ligação desses grupos com casos de invasão de áreas particulares pelo País.

"Cerca de 500 milhões de dólares foram repassados por instituições internacionais para organizações não-governamentais brasileiras e queremos saber exatamente para onde foi esse dinheiro. A investigação visa isso, pois temos suspeita de que parte desse dinheiro tenha sido usado para 'financiar' a invasão de terras por todo o país”, disse Leitão.

O deputado afirma que depoimentos prestados às CPIs apontam fortes indícios de estratégia conjunta entre uma rede de ONGs patrocinadas por fundações e governos estrangeiros e algumas mobilização de indígenas para invadir áreas privadas e, mediante atos de violência, pressionar a demarcação de áreas onde não há ocupação tradicional de indígenas, o que contraria a Constituição Federal de 1988. O dinheiro teria sido movimentado pelas organizações entre 2009 e 2014.

Em meados de 2016, a CPI da Funai já havia pedido a quebra de sigilo bancário e fiscal das três ONGs, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu a ação após acolher mandado de segurança da ABA, que justificou não haver fundamento suficientes para autorizar as quebras. 

Reinaldo Fernandes

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões