Política

CPI deve convocar irmão do prefeito Emanuel Pinheiro para explicar dinheiro do governo

O irmão do prefeito Emanuel Pinheiro, empresário Marco Polo Pinheiro, deverá ser convocado pela CPI do Paletó para dar esclarecimentos sobre a origem e finalidade do dinheiro recebido pelo prefeito, durante o mandato de deputado estadual. O presidente da comissão, vereador Marcelo Bussiki (PSB), disse que quer ouvir a versão de Marco Polo sobre suposta dívida de contrato de pesquisa.

“Tanto o prefeito quanto o irmão dele vão ser convidados para dar sua versão na CPI sobre o caso. O prefeito vai decidir se irá ou não, mas, se o irmão dele for convocado, vai ter que comparecer para conversar com os membros”, disse Bussiki.

O nome do empresário deverá ser apresentado pelo presidente da comissão na primeira reunião de retomada dos trabalhos prevista para esta semana. Em depoimento à Polícia Federal, em junho de 2018, o prefeito afirma que o dinheiro que recebeu, e gravado em vídeo pelo ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa, Silvio Corrêa, seria para quitar dívida com de Silvio Corrêa com o instituto de pesquisa Mark.

A versão dada em depoimento tanto pelo ex-governador Silval Barbosa quanto pelo ex-secretário é que Emanuel Pinheiro teria recebido mensalinho para votar a favor contas de gestão de Silval, entre 2012 e 2013.

Os lados devem ser confrontados com novos depoimentos de Silval Barbosa e Silvio Corrêa que deverão ser chamados novamente para serem ouvidos no trabalho de apuração. Bussiki afirma que se faz necessário o reinterrogatório pela nomeação de dois novos membros.

“É necessário por os vereadores que não membros da CPI tiveram direito limitado de questionar os convocados, agora tanto o sargento Joelson (PSC) quanto o Toninho de Souza (PSD) terão liberdade de perguntas mais coisas”.

O servidor Valdecir Cardoso, que não compareceu para depoimento convocado na primeira CPI, e o ex-secretário Alan Zanatta (Comércio, Minas e Energia) para ser solicitados para prestar novos depoimentos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões