O presidente da Comissão, vereador Renivaldo Nascimento (PDT), afirmou que as oitivas devem ocorrer depois do dia 21. Antes disso, ele confirmou a realização de uma audiência pública para debater e ouvir a população sobre os serviços de água e esgoto na Capital.
“A CPI tem a função específica de investigar problemas da água e do esgoto em Cuiabá e estamos investigando todos os pontos de estrangulamento na cidade e verificando se os problemas são de responsabilidade da empresa ou da prefeitura, por exemplo”, disse o vereador.
Segundo ele, passadas as fases de coleta de dados e oitivas, será elaborado o relatório final da Comissão. Ainda de acordo com o vereador, o relatório deverá mensurar ponto a ponto os problemas detectados em cada bairro.
Entre as deficiências já detectadas pela Comissão, estão as constantes interrupções no abastecimento de água, aumentos abusivos nas contas de água, além da ausência ou uma rede de esgoto precária em boa parte dos bairros da cidade.
O parlamentar lembrou que em 2012, quando a CAB assumiu a gestão em Cuiabá, a meta era universalizar os serviços de água e esgoto num prazo de 3 anos. “O que entendo por universalização de água, é oferecer a toda a população um serviço de qualidade. Entendo que tem que ser uma situação que esteja favorável à população e à CAB, contudo não é isso eu não vejo acontecer”, salientou Nascimento. .
Por fim o vereador afirmou que a CPI está “ouvindo os segmentos prejudicados, os responsáveis por esses serviços e então vamos confrontar as informações e fazer o relatório final”.
Audiência
A audiência pública para debater e ouvir a população sobre os serviços de água e esgoto na Capital está marcada para a próxima quarta-feira (12), às 9h, na Câmara de Cuiabá.
Compõe a CPI que investiga os serviços prestados pela concessionária, além do presidente, vereador Renivaldo Nascimento (PDT), os parlamentares Chico 2000 (PR), como relator e Ricardo Saad (PSDB), como membro titular.