Foi com “um burguer de outro mundo”, numa foto suculenta na rede social, que a Cozinha dos Fundos nasceu. A ideia lançou um lugar convidativo e despretensioso, com um inigualável preparo de comer com os olhos. Adjetivos como “o melhor hambúrguer do espaço sideral”, “divino” são características que definem esta novidade no mercado de gastronomia em Cuiabá, por meio do aplicativo na internet, o Instagram. Por um acaso, em alguma lancheria, você já provou um sanduíche com carne seca e banana frita? Pois é, como se estivesse na casa do amigo, não é só cardápio diferente que chama a atenção. O preço também.
Para se ter uma ideia, o pão nem fecha o sanduíche. Ele é apenas um charme, um detalhe para não esconder a criatividade do cardápio, o que vai da culinária cuiabana a italiana, entre outras misturas do Brasil a fora. Detalhe: o hambúrguer é artesanal, de carne fresca.
Então vai lá. Tem burger com quibe cru levemente selado, com coalhada seca e bacon. Para quem gosta de salada, o simples alface no lanche já era! Tem rúcula, manjericão, que é combinado com alho em azeite trufado e brie, um tipo de queijo pastoso fabricado originalmente na França. Pode também ser acompanhado no burger de carne a mussarela de búfala e o tomate cereja, com pesto de manjericão.
Tem vários tipos de molho, além do azeite no preparo. Porém, para quem gosta de algo picante, a pimenta é em geleia. Ela é combinada com 150 gramas de hambúrguer de carne, queijo gorgonzola e cebola caramelizada.
Há geleia também de damasco e de cassis, ou groselhas-negras, que é uma fruta da Ásia e do norte da Europa, e faz parte da alta gastronomia européia e norte-americana, decorando pratos quentes, sobremesas e tortas.
Mais suculento? Pode ser um burger de linguiça de pernil, provolone, cebola na manteiga e barbecue (o molho de churrasco). Toda esta combinação pode ser acrescentada no pão australiano, com a cebola levemente defumada com cerveja. Ou o hambúrguer já recheado com cheddar e bacon, que saem derretidos com a mordida.
Ainda é preparado por Márcio Augusto Patrício, de sua modesta cozinha, o burger de carne, mussarela, calabresa rocca e alho espanhol. Ele também já aplicou o burger de filé de pintado e molho de manga, há oito meses, dizendo ser “outro fora do cardápio”, no @cozinhadosfundos.
“Não é #segredo pra ninguém que cozinhar é uma arte. E é muito legal saber que pessoas de Norte a sul se inspiram na gente”, diz ele em sua postagem no Instagram da Cozinha dos Fundos, no dia 30 de janeiro, quanto ao sucesso perante a explosão de sabores do lugar, literalmente falando. Na divulgação está um burger de queijo coalho, crispy de carne seca e banana da terra frita.
Bem recomendado ao paladar dos que seguem o Instagram da Cozinha é o de salmão. Além das especiarias em molhos diversos, acrescidos de manjericão e rúcula, os ingredientes que também variam o sabor do hambúrguer são a sourcream e nachos, da culinária mexicana. E ainda arrisca nas nozes e cogumelos.