Empreender um negócio sempre se mostrou uma tarefa difícil. São inúmeros empecilhos que surgem a partir de várias necessidades ordinárias – como ter uma estrutura básica para que o pontapé inicial seja dado.
O coworking, conceituado há pouco menos de 20 anos, chega para suprir não somente esta, mas outras peculiaridades, além de agregar novos pontos jamais imaginados para o modelo comum de negócio.
Em poucas palavras, o coworking promove o trabalho em conjunto, em que, por exemplo, pessoas de áreas distintas trabalham em um mesmo local. Como o próprio coworking se tornou um modelo de negócio, algumas agências começaram a surgir proporcionando planos que se adaptam a qualquer perfil, seja empresarial ou até mesmo de um freelancer, oferecendo salas privadas, de reunião, escritórios virtuais e compartilhados.
Devido a sua juventude, o modelo de trabalho ainda engatinha em algumas cidades. Em Cuiabá, o coworking cresce aos poucos, com algumas empresas expandindo suas filiais, apostando em segmentos específicos e apoiando-se em algo totalmente novo até mesmo para este modelo.
Conversamos com as empresas cuiabanas Use Coworking, Black Angus Steakhouse e Coworking e Animus Coworking Jurídico para entender um pouco do cenário deste modelo de negócio na cidade. Por meio de entrevistas, é possível perceber um consenso quanto ao coworking: a comodidade oferecida ao cliente.
Além dos altíssimos preços de salas comerciais comuns, o profissional ainda deve se preocupar com outras despesas, como internet, água e energia. O espaço de coworking reúne todos os dispositivos que suprem essas necessidades por um preço único. Samya Okde, sócia-proprietária da Realize Mais Viagens e cliente da Use, inclusive, optou por trocar a sala comercial onde trabalhava justamente por esta praticidade. Sua empresa completa 10 anos em 2018, mas somente há um ano que se tornou adepta do modelo.
Quem procura
Com exceção ao Animus, não há um padrão nos perfis ou áreas profissionais que mais procuram o espaço de coworking. Decoradores, arquitetos, engenheiros, publicitários, advogados e coaches são alguns dos profissionais mais frequentes, porém há casos de personal stylists agendarem encontros com seus clientes em tais espaços.
Peculiaridades
Quando se pensa em coworking, logo se associa a união de profissionais de áreas distintas, mas há casos em que o modelo é pensado para um único segmento. Apesar de abrir espaço para outras áreas, o Animus foi concebido para o meio jurídico. O espaço, inclusive, é repensado para tais clientes, com uma disposição totalmente diferente do modelo comum.
Enquanto em outros espaços os escritórios são totalmente compartilhados, no Animus é tudo separado, cada um com seu espaço. Débora Pinho, jornalista e proprietária, conta em entrevista ao Circuito Mato Grosso que, inicialmente, foi oferecida uma sala compartilhada, porém o negócio somente alavancou quando houve uma aposta total em salas mais privativas. Ela acredita que devido ao carácter privado que as profissões jurídicas pedem, os advogados preferem um ambiente próprio.
O Black Angus Steakhouse e Coworking, por outro lado, aposta em um segmento diferente para o coworking. Além do tradicional, o espaço também oferece a possibilidade da realização de eventos corporativos aos seus clientes. Lauro Antonio, um dos proprietários, entretanto, explica em entrevista ao Circuito que hoje o espaço também tem recebido eventos sociais, como aniversários.
Animus Coworking Jurídico
Com pouco mais de um ano, o Animus segue contra a maré e dá grande suporte ao meio jurídico. Apesar do foco, o espaço também é aberto para outras áreas, oferecendo salas privadas e de reunião. Para mais informações, ligue para (65) 3025-1018.
Black Angus Steakhouse e Coworking
Localizado na Avenida Miguel Sutil e fundado no fim de janeiro deste ano, o Black Angus, além do coworking, dá suporte a eventos corporativos e sociais. Os planos são de colocar em funcionamento um steakhouse no mesmo espaço. Mais informações: (65) 3364-4600.
Use Coworking
Fundada em 2012, a Use tem duas filiais na cidade, uma delas localizada no Goiabeiras Shopping, enquanto a segunda fica na Avenida José Monteiro de Figueiredo, em frente ao 44º Batalhão de Infantaria Motorizado. Dúvidas e informações: (65) 3358-8280.