Mix diário

Costa Filho: interessadas no Galeão incluem Vinci, Inframerica, Aena, Zurich e operadora atual

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que existem cerca de cinco empresas interessadas em participar do leilão do Aeroporto do Galeão, previsto para 30 de março. Como exemplos, citou Inframerica, Aena, Zurich, a atual operadora Changi e a Vinci, que também possui uma fatia do terminal carioca.

“A nossa expectativa é ter um grande leilão, que será muito importante para a consolidação do Galeão, um importante ativo brasileiro”, afirmou o ministro, após a cerimônia de lançamento do Plano de Investimentos em Ampliação e Modernização de Aeroportos.

O governo federal finalizou, na semana passada, o encerramento do roadshow para o certame. Apesar de informar que se reuniu com seis empresas, os nomes das interessadas não haviam sido divulgados.

O certame será aberto ao mercado. No entanto, os acionistas privados das concessionárias Changi, de Cingapura, e Vinci, da França, que detêm 51% da RIOgaleão, deverão apresentar ao menos uma proposta no valor mínimo para participar da disputa.

O valor mínimo para o terminal será de R$ 932 milhões e deverá ser pago à vista. A vencedora assumirá o compromisso de pagar à União uma contribuição variável anual correspondente a 20% do faturamento bruto da concessão até 2039.

Além disso, a ganhadora será a única controladora do terminal, já que o acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU) prevê o fim da participação acionaria da Infraero.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve