Plantão Policial

Corregedoria determina que Sesp apure denúncias de tortura em presídio de Sinop

O corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim, determinou, nesta quinta-feira (25), que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) investigue a conduta dos policiais penais da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite, conhecida como Ferrugem, em Sinop (500 km de Cuiabá-MT). De acordo com a inspeção realizada pela CGJ, os detentos da unidade estariam sendo submetidos á tortura e outras irregularidades.

O relatório apontou que os reeducandos estão reclusos em condições de insalubridade, como o racionamento de água, falta de higiene nas celas e a superlotação. A inspeção realizada no ano passado apontou que a unidade carcerária abriga mais que o dobro da capacidade total do ambiente.

Além da precariedade sanitária, os detentos estariam sendo vítimas de agressões com cassetetes, gás lacrimogêneo, tiros de armas calibre 12 com munição não letal e técnicas medievais de tortura, como pau de arara (quando o prisioneiro fica de ponta-cabeça, suspenso por uma barra com as pernas e os braços dobrados), o chantilly (dispersão de spray de pimenta nos olhos dos presos) e o garfo do capeta (para provocar queimaduras).

Diante das denúncias, a Sesp agiu preventivamente e substituiu a direção da unidade e afastou 12 policiais penais envolvidos no caso. A pasta informou, por meio de nota, que o Governo do Estado está tomando medidas para desafogar a superlotação no presídio.

Confira o comunicado na íntegra:

Enquanto é apurada a veracidade das denúncias na Penitenciária Osvaldo Florentino, em Sinop, preventivamente a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária afastou os servidores citados e trocou a direção. A unidade vem passando por reformas nos últimos meses e ainda permanece em obras. Quanto a superlotação, há previsão de criação de novas vagas no sistema penitenciário em Mato Grosso, o que pode aliviar a quantidade de pessoas privadas de liberdade na unidade.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em