Política

Corregedor diz que autorizará diplomação de Barranco após notificação do TSE

O corregedor eleitoral de Mato Grosso, desembargador Luiz Ferreira da Silva, disse que aguarda notificação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para autorizar a emissão de diploma ao candidato Valdir Mendes Barranco, que teve recurso aprovado na semana passada pela Corte Superior para ser empossada como deputado estadual.

O TRE-MT recebeu nesta sexta-feira (26) a petição encaminhada pela defesa de Barranco, na qual solicita providências para a expedição de seu diploma para a Assembleia Legislativa. No recurso, Barranco informa o tribunal sobre a decisão monocrática do ministro Luiz Fux.

O ministro deferiu seu registro de candidatura ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2014, através do recurso ordinário 118/39. A decisão foi tomada com base em mudança de lei aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que relaxa a determinação do  Tribunal de Contas tornar inelegível qualquer candidato por reprovação das contas públicas.

O desembargador Luiz Ferreira da Silva ressaltou que o regimento interno do TSE, no artigo 27, esclarece o rito a ser seguido no cumprimento das decisões proferidas por aquele Tribunal:

No artigo estabelece que a execução de qualquer acórdão só pode ser feita após seu trânsito em julgado. Em casos excepcionais, a critério do presidente da Corte, será dado imediato conhecimento da respectiva decisão, por via telegráfica, ao presidente do Tribunal Regional.

"No caso vertente, no entanto, não há notícia de que a decisão retrocitada tenha transitado em julgado; tampouco foi recebida, neste Regional, qualquer comunicação oficial advinda daquela Corte Superior determinando sua execução, excepcionalmente", ressaltou o desembargador Luiz Ferreira da Silva.

O corregedor regional determinou que se aguarde ordem do Tribunal Superior Eleitoral para o cumprimento da decisão, conforme previsão regimental.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões