Plantão Policial

Corpo de homem desaparecido é identificado no IML de Cuiabá

O corpo de um homem vítima de afogamento, que estava desaparecido há um mês, foi identificado pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) após ter sido encontrado em avançado estado de decomposição, em Santo Antônio de Leverger. O homem foi identificado no dia 25/12 pelo papiloscopista Sulivan Cardoso de Azevedo, que realizou pesquisa nas fichas datiloscópicas de vítimas não identificadas do Instituto Médico Legal (IML) e conseguiu resultado positivo no exame necropapiloscópico.

Na Politec, o atendimento é feito na Diretoria Metropolitana de Medicina Legal. Técnicos em necropsia fazem uma entrevista prévia levantando qualificação, documentos, características físicas, dados do desaparecimento, e em seguida um levantamento nos registros de vítimas que dão entrada no IML sem portar documento, e de identidade desconhecida.

Posteriormente, acionam a equipe de papiloscopistas da Diretoria Metropolitana de Identificação a quem compete à coleta de impressões digitais das vítimas de morte violenta, catalogando-as em arquivo próprio, e realizando a pesquisa, análise e o confronto necropapiloscópico para fins de identificação humana, conforme o procedimento operacional padrão da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e com a utilização de metodologias científicas. 

A papiloscopista Simone Mariana Delgado ressalta a importância do atendimento prévio feito aos familiares que buscam pessoas desaparecidas no IML. “É um trabalho de extrema importância para a sociedade em razão do caráter investigativo, social e humanitário. Envolve um trabalho integrado entre Polícia Civil e Politec’’, afirmou.

De janeiro a novembro de 2016, 1.077 vítimas foram identificadas através do confronto necropapiloscópico na Gerência de Plantão Integrado, no IML de Cuiabá. Atualmente, o IML custodia oito corpos não identificados. De janeiro a dezembro deste ano, três corpos de pessoas consideradas desaparecidas foram identificados.  

Na Polícia Civil, o Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), é responsável por receber as denúncias e informações de desaparecimentos para o registro do Boletim de Ocorrência e proceder às investigações. As ligações para a comunicação de desaparecimento ou localização destas pessoas são recebidas através do telefone 197.

Fonte: Politec

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em