Foto: Willian Mattos
O coronel Alessandro Borges Ferreira assumiu o Comando do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso na tarde desta segunda-feira (6), em substituição ao coronel Júlio Cezar Rodrigues.
Na solenidade, o coronel Rodrigues falou do período de dois anos a frente da instituição. “Eu tive a felicidade, nesses dois anos a frente dos Bombeiros, de presenciar o ingresso do maior efetivo da história da corporação. Foram 450 novos soldados bombeiros que ingressaram e fortaleceram a instituição, temos muito a avançar e expandir a corporação em novos municípios”, disse ele.
O coronel ainda afirmou que sai feliz da instituição ao galgar todos os lugares que almejou. “Avalio a minha carreira de forma bastante positiva, consegui chegar a todos os postos da corporação e tive a felicidade maior de ser comandante-geral. É um cargo de extrema responsabilidade, mas de muita gratificação”, concluiu o ex-comandante.
O secretário de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, falou sobre a troca como sendo natural. “O coronel Rodrigues tem um grande reconhecimento por parte do Governo do Estado, pelo excelente trabalho que vinha executando. A sucessão só acontecerá por conta da aposentadoria do coronel Rodrigues, que hoje se aposenta e passa o comando para o coronel Alessandro”, confirmou o secretário.
O governador Pedro Taques (PSDB) exaltou o investimento feito pelo governo na corporação.
“Há um motivo maior de investimento porque o bombeiro salva vidas, por exemplo de 2004 até 2014, foram chamados 75 bombeiros apenas e no nosso Governo, em dois anos, foram convocados 450. Este ano ainda tem previsto concurso para preencher 100 vagas nos Bombeiros. Adquirimos 450 capacetes, capas de salvar vidas e caminhão auto-bomba tanque, só tenho a parabenizar o coronel Rodrigues", declarou.
O novo comandante do Corpo de Bombeiros falou das ações que pretende realizar a frente da instituição, como a capacitação.
“Vamos capacitar ainda mais os bombeiros em nível estratégico, tático e operacional, iremos investir também firmemente em projetos sociais. Temos o Bombeiro do Futuro e temos outros que vamos agrupá-los e difundir no Estado como um todo. Vamos fazer a implantação de unidade no Distrito Industrial e no próximo concurso que o Governo já anunciou, implantar mais algumas unidades no interior”, disse.
Concurso
O secretário Roger Jarbas aproveitou para reforçar os números do concurso público previsto para área de segurança.
“Já temos o edital para delegado de Polícia Civil com 100 vagas de cadastro reserva, que está finalizando para ser divulgado em março. Para a Polícia Militar serão 1.200 vagas que estão sendo preparados – a PM está finalizando detalhes dos valores de quanto vai custar hora aula, aquisição de armamentos e outros. Na Polícia Civil também serão 1.200 vagas, 800 para investigadores e 400 vagas para escrivães. Nos Bombeiros serão abertas 100 vagas e a Politec estamos analisando o lotaciograma para analisar o preenchimento de vagas e a partir daí se realizar um novo concurso. Não posso convocar o cadastro reserva que existe hoje, pois não existe vaga na lei disponível para a convocação. Todos os editais e concursos estão previstos para acontecer este ano”, concluiu o secretário.