O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta terça-feira (10.2) para realizar a retirada de um enxame de abelhas que estava no telhado da Secretaria de Habitação do município de Campo Verde (139 km de Cuiabá).
A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) recebeu o chamado via telefone de emergência 193, por volta das 16h50, e prontamente se deslocou ao endereço informado.
Ao chegar, os militares constataram que o enxame estava alojado no telhado da edificação, em um ponto de difícil acesso, a aproximadamente seis metros de altura. Durante a avaliação da situação, as abelhas passaram a apresentar comportamento agressivo, atacando integrantes da equipe e pessoas que transitavam nas proximidades.
Diante do risco, foi necessária a interdição do trânsito na área, com apoio do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU). Apesar das medidas preventivas adotadas uma pessoa foi atacada pelas abelhas, recebeu atendimento no local e, em seguida, foi encaminhada para avaliação médica.
Retirada segura
O Corpo de Bombeiros Militar alerta que ocorrências de ataques de abelhas podem ser comuns, especialmente em áreas urbanas. Por isso, a corporação orienta a população a estar atenta ao ambiente antes de realizar limpezas em áreas com vegetação ou cortes de árvores.
Em caso de presença de enxames de abelhas, marimbondos, vespas ou outros insetos agressivos, é recomendado acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo número de emergência 193 para solicitar assistência profissional.
Não é recomendado tentar lidar com enxames de insetos agressivos por conta própria, pois isso pode resultar em acidentes graves. Para mais informações sobre como se prevenir de ataques de abelhas, vespas e marimbondos, acesse as orientações do CBMMT.
Com Assessoria


