Nacional

Coronavírus: Brasil registra recorde de 600 mortes confirmadas em um dia

O Brasil contabiliza 7.921 mortes causadas pelo coronavírus. Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta terça-feira, 5, o país registrou mais 600 óbitos e bateu o recorde de confirmações em 24 horas. O número de pessoas diagnosticadas com a covid-19 é de 114.715. De segunda para terça foram mais 6.935 novos casos.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, o recorde é justificado pelo grande número de testes represados. Geralmente às terças-feiras as secretarias de estado de saúde atualizam os exames que ficaram parados no fim de semana.

Hoje o país só perdeu em volume de mortes para os Estados Unidos, que tiveram 823 óbitos, e Reino Unido, que teve 693 vítimas.

No último domingo, 3, o país passou a ser a 9ª nação a atingir a marca das 100 mil pessoas infectadas. A frente do Brasil estão Estados Unidos, Espanha, Itália, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e Turquia. Em relação a mortes, o país ocupa a 7ª posição, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

O Ministério da Saúde trabalha com várias projeções de quando o Brasil terá o pico da pandemia para então ver o número de casos cair. Há uma tendência maior de aumento ainda em maio e junho, outono no hemisfério Sul.

“Nós não sabemos precisar o quanto das medidas não farmacológicas que estão sendo adotados, como distanciamento social, lavar as mãos, o uso de máscara, terão um impacto positivo na redução de circulação de vírus respiratórios, não somente do coronavírus”, disse Wanderson Oliveira.

Isolamento baixo pode levar a colapso
São Paulo, o epicentro da pandemia, tem 34.053 casos confirmados e 2.851 mortes pela covid-19. O governo divulgou que a taxa de isolamento tanto no estado quanto na capital ficou abaixo dos 50% na segunda-feira, 4.

O infectologista David Uip, chefe do Centro de Contingenciamento do Coronavírus no estado, alertou em entrevista coletiva nesta terça que se continuar com este valor, o sistema de saúde pode entrar em colapso. Na grande São Paulo a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 86,9% e em 68,9% em todo o estado. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus