A derrota do Corinthians para o Mirassol no sábado marcou também a quebra de uma importante tradição que agitou a torcida alvinegra: foi a primeira vez que o clube perdeu o primeiro jogo disputado após a eleição de um novo papa na Igreja Católica. O americano Robert Prevost foi escolhido como pontífice na quinta-feira e adotou o nome de Leão XIV.
No sábado, o time alvinegro enfrentou o Mirassol em uma partida da oitava rodada do Campeonato Brasileiro e saiu do estádio José Maria de Campos Maia com a derrota por 2 a 1. Essa foi, também, o primeiro revés de Dorival Junior à frente do Corinthians. O ex-técnico da seleção brasileira assumiu o time da capital no começo de maio e fez três jogos no comando do clube.
Desde a fundação do Corinthians, 10 conclaves foram realizados – nove deles com uma vitória alvinegra após a escolha do Santo Padre. A última vez que o resultado foi positivo aconteceu na eleição do papa Francisco, em 2013. Na ocasião, o Corinthians anotou um placar de 3 a 0 contra o Tijuana, em um jogo da Copa Libertadores.:
Do outro lado do gramado, o Mirassol tirou vantagem de uma outra relação com o papa Leão XIV. O time, representado por um Leão, conseguiu sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro, alçando a décima colocação na tabela, depois de uma importante partida contra um dos gigantes da capital.
Outros times que têm como Leão – o animal – como símbolo também saíram do fim de semana com resultados positivos. O Fortaleza, conhecido como Leão do Pici, fez 5 a 0 no Juventude, em um jogo em casa no sábado. Já o Vitória fez 2 a 1 sobre o Vasco, também em casa, no estádio Barradão, em Salvador, encerrando uma sequência de cinco jogos sem vencer, com dois gols de Renato Kayzer.
Confira as vitórias do Corinthians após a eleição de novo papa:
1914: 4 x 2 Internacional-SP – Bento XV (Paulistão)
1922: 6 x 1 Sírio – Pio XI (Amistoso)
1939: 8 x 1 Taubaté – Pio XII (Amistoso)
1958: 2 x 0 Ypiranga – João XXIII (Paulistão)
1963: 3 x 0 Esportiva – Paulo VI (Paulistão)
1978: 1 x 0 XV de Jaú – João Paulo I (Paulistão)
1978: 2 x 0 São Bento – João Paulo II (Paulistão)
2005: 2 x 0 Figueirense – Bento XIV (Copa do Brasil)
2013: 3 x 0 Tijuana – Francisco (Libertadores)