O Corinthians vê no clássico deste domingo, pela semifinal do Campeonato Paulista , uma oportunidade rara: igualar, pela primeira vez desde 1969, o confronto quase centenário com seu maior rival. Mas o Palmeiras aponta um retrospecto diferente, com vantagem de duas vitórias sobre a equipe alvinegra na história.
Pelas contas corintianas, são 120 triunfos e 121 derrotas, com 104 empates. Ou seja, levar a melhor em Itaquera e avançar à decisão do Estadual sem uma disputa de pênaltis significaria deixar tudo igual, algo possível graças à supremacia recente – são nove partidas de invencibilidade no clássico.
Entretanto, o departamento de história do Palmeiras discorda. O clube alviverde adotava critério semelhante ao do rival até o final de 2013, quando sua vantagem era perigosamente encurtada. Aí, resolveu incluir na lista os duelos do Torneio Início, com partidas de 20 minutos de duração.
Assim, para os palmeirenses, o retrospecto é de 125 vitórias, 123 derrotas e 108 empates. A justificativa pela mudança nos critérios foi a pesquisa feita para o centenário do clube, comemorado no ano passado, que trouxe novos dados à tona.
Recentemente, o Corinthians vem levando vantagem. A última vitória do Palmeiras contra o arquirrival aconteceu em 2011. Se não perder em Itaquera, o time alvinegro chegará a dez jogos de invencibilidade no clássico, igualando sequência registrada três vezes em sua história – a última delas foi encerrada em 1973.
Fonte: Terra