Esportes

Corinthians anuncia fim de ciclo e confirma saída de Tite para 2014

 
"Ontem (quinta-feira) sentamos para conversar professor, eu, Roberto (de Andrade, diretor de futebol), Edu (Gaspar, gerente de futebol), Duílio (Monteiro, diretor adjunto de futebol), e ambas as partes chegaram a uma conclusão de que não deveríamos renovar o contrato e que isto era uma decisão boa para ambas as partes", afirmou Gobbi, postado ao lado de Tite na sala de imprensa do CT Joaquim Grava.
 
"Nada é eterno, tudo tem um início, um meio e um fim. Apenas achamos que, no momento, para nós, o melhor seria darmos um tempo no trabalho. E assim foi feito", continuou Gobbi. "Eu sou extremamente grato e orgulhoso de tudo que nós conquistamos. Mas isso a gente pode colocar para depois", disse Tite, ao ressaltar que ainda buscará a classificação à Copa Libertadores, mesmo que improvável pela campanha irregular no Brasileiro.
 
Na quinta-feira, após treinamento, Tite já havia dado indícios de que havia sido informado do fim de seu ciclo no clube. Ao deixar o gramado, preferiu não conceder entrevista e se resumiu a dizer: "estou em paz. Estou em paz comigo mesmo". O anúncio surge justamente em momento de recuperação alvinegra, após a vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, resultado que quebrou jejum de 101 dias sem triunfo fora de casa.
 
Antes, o treinador esteve ameaçado de demissão ao ver sua equipe sofrer no Campeonato Brasileiro, com série negativa que a deixou próxima da zona de rebaixamento. O segundo semestre não agradou ao torcedor, que chegou a protestar em mais um momento por conta da apatia do time que, nos últimos anos, conquistou os maiores títulos da história do clube.
 
Apesar da fase instável, Tite deixa o Corinthians com dois títulos em sua última temporada: Campeonato Paulista e Recopa Sul-Americana. Mais do que isso, é um dos treinadores mais vitoriosos da história do clube, depois de levantar um Brasileiro (2011), uma Copa Libertadores e um Mundial de Clubes (ambos em 2012). Mário Gobbi não confirmou acerto com Mano Menezes, provável substituto.
 
"Não confirmo. A decisão (da não renovação) foi tomada ontem. A partir de hoje (sexta-feira), vamos pensar e acharmos quem se encaixa no perfil daqui. Quando tivermos esse nome, vocês saberão", afirmou o presidente corintiano.
 
Mano Menezes, que deve reassumir o cargo que deixou em 2011 para assumir a Seleção Brasileira, fez bom trabalho ao ajudar na reestruturação do clube após o rebaixamento à Série B do Brasileiro em 2007. Foi com ele que o time se sagrou campeão da Copa do Brasil de 2009, além de Paulista no mesmo ano. Na Seleção, não conseguiu dar padrão ao time e acabou demitido em novembro de 2012.
 
Mano resistiu em voltar ao mercado do futebol. Em junho, foi anunciado como treinador do Flamengo, equipe na qual mais uma vez não teve sucesso no cargo. A diferença é que, desta vez, ele pediu demissão após derrota por 4 a 2 para o Atlético-PR, no Maracanã, em setembro.
 
Terra

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos