Mix diário

Coreia do Norte lança míssil balístico de longo alcance

A Coreia do Norte lançou nesta quinta-feira, 31 (noite de quarta-feira, 30, no horário de Brasília) um “míssil balístico de longo alcance”, informou o Exército sul-coreano, no primeiro teste armamentista desde que Seul acusou Pyongyang de enviar milhares de soldados à Rússia.

“Nosso Exército detectou um lançamento de míssil balístico da área de Pyongyang para o Mar do Leste [Mar do Japão] aproximadamente às 07h10 de hoje”, segundo o Estado-Maior Conjunto (EMC) sul-coreano. “Presume-se que o míssil balístico seja um projétil de longo alcance lançado a um ângulo elevado”, acrescentou.

A Coreia do Norte costuma lançar seus mísseis de longo alcance e mais poderosos com uma trajetória para cima, e não para fora, e com isso garante evitar que ele sobrevoe os países vizinhos.

“Nosso Exército elevou seu nível de alerta e compartilha informações sobre os mísseis balísticos norte-coreanos com autoridades de Estados Unidos e Japão”, acrescentou o EMC.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Sean Savett, chamou o lançamento de “uma violação flagrante” de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU que, segundo ele, “aumentam desnecessariamente as tensões e correm o risco de desestabilizar a situação de segurança na região”. Savett disse que os EUA tomarão todas as medidas necessárias para garantir a segurança da pátria americana e dos aliados sul-coreanos e japoneses.

“Foi o tempo de voo mais longo de qualquer míssil até agora”, disse o ministro da Defesa do Japão, Gen Nakatani. “Acho que poderia ser diferente de um míssil convencional”, afirmou, já que sua duração de voo de 86 minutos e sua altitude máxima de mais de 7.000 quilômetros excederam os dados correspondentes de testes anteriores de mísseis norte-coreanos.

O lançamento acontece depois que Estados Unidos e Coreia do Sul pediram à Coreia do Norte que retirasse suas tropas da Rússia, onde Washington afirma que 10 mil soldados foram destacados para uma possível ação contra as forças ucranianas. (Com agências internacionais).

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve