Cidades

Cor-de-Rosa contra o câncer de mama

Dia das crianças, do médico, do poeta, do protetor de Cuiabá, São Benedito e da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. No mês de outubro são celebradas todas essas datas, mas ele também é dedicado ao combate ao câncer de mama.  A campanha “Outubro Rosa” visa alertar a população para a importância da prevenção do câncer com maior incidência na população feminina.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) a estimativa é que ocorra mais de 57 mil casos da doença em todo Brasil. Em Mato Grosso, mais de 600 novos casos de câncer de mama deverão ser diagnosticados, a maioria deles, em Cuiabá. Ainda de acordo com a instituição o câncer é raro antes dos 35 anos; acima dessa idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Homens também podem desenvolver esse tipo de câncer, mas a incidência é de apenas 1% dos casos.

Comparando dados de 2006, 48.930 casos, os episódios de câncer de mama no Brasil obtiveram um aumento de 16% em relação a 2014. Para que se obtenha a cura da doença, é necessário o diagnóstico precoce. De acordo com a médica radiologista do Hospital do Câncer de Mato Grosso, Joelma Magalhães, mamas com nódulos de até um centímetro têm índice de cura de 95%, e para que isso ocorra, o ultrassom das mamas é fundamental.

A mamografia é indicada anualmente para paciente com idade superior a 40 anos. Entretanto, pelo aumento de casos da doença, a médica indica a mamografia para mulheres jovens. “A paciente não pode esperar chegar aos 40 anos para fazer a mamografia e começar a examinar a mama. Há cinco anos eu fazia biopsia apenas em nódulos de pacientes de 50 anos. Hoje, toda semana, pacientes com 28 e 30 anos estão no hospital com diagnóstico de câncer”, revela a médica.

Para o mês de outubro, o Hospital do Câncer em Mato Grosso (HCan-MT) iniciou o funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer de Mama Dona Nini. A abertura do Centro é de extrema importância para o combate ao câncer no Estado. Antes, ao irem ao Hospital, as mulheres eram encaminhadas pelos médicos para outro local para fazerem a mamografia. Com a abertura do Centro, as pacientes ganham mais comodidade e podem fazer o exame no local.  

O aparelho instalado no Centro Dona Nini é digital e permite uma sensibilidade maior para exames em mulheres mais novas, executa o resultado do exame imediatamente e possibilita ao médico analisar a mama em tempo real.  “Em 10 segundos o médico já consegue ver a imagem da mama, diferente dos aparelhos analógicos. Ele ainda é mais sensível para mamas densas, ou seja, mamas de mulheres com idade superior a 45 anos”, explica Magalhães.

Só existem dois aparelhos digitais para mamografia em Mato Grosso.  As mulheres de 50 a 69 anos que não fizeram mamografia nos últimos dois anos, podem ligar ao Hospital e agendar o exame. A sala atenderá, até o fim do ano, exclusivamente esse público. 

O Hospital do Câncer lançou junto à campanha “Outubro Rosa”, o “Novembro Azul”. O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Cerca de um homem em 36 morrerá de câncer de próstata, segundo o Inca. No ano de 2014 foram estimados, para o Estado, 39 casos de câncer de mama maligno para cada 100 mil mulheres e 60 casos para cada 100 mil homens de câncer maligno de próstata.

Ainda segundo o Inca cerca de 14.388, sendo 181 homens e 14.207 mulheres, faleceram em decorrência do câncer de mama em 2013, segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. 

Em Cuiabá, Policlínicas, centros de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) estarão intensificando o atendimento às mulheres neste mês. As 92 unidades que integram a rede básica de saúde realizarão palestras sobre a importância da visita regular ao ginecologista e a realização dos exames preventivos como o Papanicolau (Colpocitologia Oncótica – CCO), exame clínico e autoexame das mamas e mamografias. 

Os exames também auxiliaram na prevenção de câncer de colo de útero. A estimativa do Inca para Mato Grosso é de 390 novos casos em 2014, sendo 160 na capital mato-grossense.

Programação

A instituição MTmamma e o Governo do Estado de Mato Grosso promovem uma série de ações para conscientização sobre o câncer de mama. Na segunda-feira (12) está programada a caminhada “Amigos do Peito” no Parque Mãe Bonifácia. No dia 23 de outubro haverá a divulgação de panfletagem e orientação sobre a doença na Praça Alencastro, Centro de Cuiabá. 

Haverá ainda o Bazar Beneficente da MTmamma, que ocorre dia 31 de outubro, das 10h às 22h, no Pantanal Shopping, Cuiabá.

As unidades de saúde da Prefeitura de Cuiabá realizam programação especial voltada para a campanha. De segunda-feira (12) a sexta-feira (16) será na Regional Sul; de 19 a 23 de outubro, na Regional Leste e, na última semana do mês, de 26 a 30 de outubro, será na Regional Oeste.

Doação de médula osséa

Em meio ao mês de alerta contra o câncer de mama, uma luta particular ganhou notoriedade. Com o intuito de agregar força e incentivar a participação da população mato-grossense, o deputado federal Adilton Sachetti (PSB) colabora para a campanha de doação de medula óssea após sua esposa, Rose Sachetti, ser diagnosticada com leucemia.

A campanha é importante porque a possibilidade de o paciente encontrar uma medula compatível é, em média, de uma a cada cem mil pessoas. Para ser um doador, é necessário ter entre 18 a 55 anos, estar em bom estado de saúde, e não ter doença infecciosa transmitida pelo sangue. A pessoa deve seguir até o hemocentro da cidade e fazer o cadastro. Lá, é coletado de 5 ml  a 10ml de sangue para exames. 

Confira detalhes da reportagem

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.