Esportes

Copa São Paulo começa com 120 equipes e mudanças no regulamento

Principal competição das categorias de base do futebol brasileiro, a 48.ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior começa hoje com números que impressionam, além de algumas novidades criadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF), entidade que organiza o torneio.

O torneio, disputado desde 1969, será disputado por nada menos do que 120 equipes de todos os estados do País, número que já renderá para a edição deste ano o recorde de participantes. Para efeito de comparação, a Copa SP de 2016, vencida pelo Flamengo, teve 112 clubes.  Como cada clube pode inscrever até 25 atletas, o número total de jogadores inscritos no torneio poderá passar dos 3 mil.  

Na Copinha, os times serão divididos em 30 grupos distribuídos por 29 cidades-sede –a capital São Paulo abrigará dois grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase, que terá 30 jogos – os 30 vencedores se garantem na terceira fase e os dois perdedores de melhor campanha se juntam para a formação dos 16 jogos. A decisão será no dia 25 de janeiro, no Pacaembu.

Poderão disputar a competição garotos com idade entre 16 e 20 anos, ou seja, nascidos entre os anos de 1997 e 2001. 

A maior novidade será a possibilidade de até seis substituições por equipe durante as partidas. Para que não haja grande impacto no tempo de bola rolando, as mudanças devem ser feitas em até três paradas. A ideia da FPF é de que mais jogadores tenham oportunidades para entrar em campo e para maior recuperação física dos garotos. 

Entre os grandes do futebol paulista, o Palmeiras, que entra em campo nesta segunda-feira contra o Paranoá-DF, às 21h, jogará em Araraquara, no Grupo 7, ao lado de Ferroviária, Paranoá-DF e Villa Nova-MG. O principal nome do time é o do atacante Kauê, que fez três gols no torneio no ano passado e renovou seu contrato com o Alviverde até dezembro de 2018 – a multa rescisória para clubes do exterior é de nada menos do que R$ 100 milhões.

O São Paulo, por sua vez, está no Grupo 13, em Capivari com Capivariano, Genus-RO e União Barbarense. A equipe do Tricolor na Copinha será renovada, já que Rogério Ceni, técnico do profissional do clube, subiu sete jogadores do time sub-20 para completar o elenco. O atacante Caíque, de 19 anos, ex-lateral-esquerdo, é o maior destaque do time. 

No Grupo 17, disputado em Taubaté, o Corinthians terá como adversários o Operário-MS, Pinheiro-MA e Taubaté. O Alvinegro conta com um elenco “experiente” – dez jogadores foram vice-campeões da Copinha em 2016. Os maiores destaques são o lateral-esquerdo Guilherme Romão e o goleiro Filipe.

Já no Santos, que está no Grupo 25, em Barueri, o técnico Marcos Soares aposta no atacante Léo Souza. Os adversários do Peixe serão Osasco Audax, Floresta-CE e Rio Branco-AC. 

CURIOSIDADES
Pelo segundo ano seguido a competição contará com um time estrangeiro – o Pérolas Negras, do Haiti. Seus adversários serão Nacional, Goiás-GO e Corisabbá-PI, no Grupo 24. O Corinthians é o maior vencedor com nove conquistas (1969, 70, 95, 99, 04, 05, 09, 12 e 15). Atrás aparece o Fluminense, com cinco conquistas (71, 73, 77, 86 e 89). 

O Internacional já foi campeão quatro vezes (74, 78, 80 e 98). São tricampeões São Paulo (93, 00, 10), Santos (84, 13 e 14), Flamengo (90, 11 e 16) e Atlético-MG (75, 76 e 83). 

Conquistaram duas vezes a taça Portuguesa (91 e 02), Nacional (72 e 88) e Ponte Preta (81 e 82). Juventus (85) e Guarani (94), entre outros, têm um título. O Palmeiras ainda busca o seu primeiro título.

Fonte: Estadão

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos