Cidades DESTAQUE 3

Cooperativa incentiva empreendedorismo e contribui para empoderamento e independência das mulheres

“Eu acho que a melhor coisa do mundo é você ter sua independência, ainda mais para nós mulheres. Nós buscamos independência”. A frase dita por Maria Aparecida Figueiredo (37), feirante e moradora do município de São José do Rio Claro/MT define a realidade das mulheres brasileiras que enxergam no empreendedorismo a possibilidade de liberdade financeira. Pesquisa do Empreendedorismo Feminino em Mato Grosso, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), aponta que 49% das empreendedoras buscam liberdade e melhorar a autoestima ao abrir um negócio.

Segundo a pesquisa, no Brasil 41% do universo de donos de negócios são representados por mulheres. Quando se fala da região mato-grossense, as mulheres empreendedoras representam 37% do total de empreendedores, o que equivale a mais de 164 mil donas de negócio. A fim de atender esse público o Sicredi, instituição financeira cooperativa, disponibiliza produtos e serviços financeiros com taxas e prazos justos, que auxiliam na prosperidade do negócio, e consequentemente contribui com o desenvolvimento local.

No ano passado, a carteira de crédito das empresas comandadas por mulheres cresceu 19% em MT, na comparação com 2022, passando de R$ 2,5 bilhões para R$ 3,05 bilhões. Já o crédito concedido para as empreendedoras chegou a R$ 3,4 bilhões em 2023. Francielly Abreu (28), associada do município de Sorriso/MT, foi uma das donas de negócios apoiadas pelo Sicredi por meio do crédito. Proprietária de uma confeitaria, ela conta que a maior dificuldade ao começar a empreender foi a falta de recursos para aquisição de matéria-prima e equipamentos/utensílios.

“Empreender sem dinheiro é difícil. Normalmente você não cresce porque não tem dinheiro e não tem acesso a crédito. E não tem acesso a crédito geralmente porque você não cresce, não consegue sair da informalidade, e, portanto, não consegue atender as exigências das instituições financeiras. Quase um círculo vicioso”, afirma a empreendedora. Conforme ela, o Sicredi foi de fundamental importância na tão recente história de empreendedorismo porque “foi o elo entre a ‘Fran Abreu Doces’ e o BNDES, possibilitando, por exemplo, a aquisição de equipamentos destinados ao aumento da produção, a abertura de novas lojas, além do Sicredi ter financiado um veículo utilitário que facilitou a logística de matéria-prima e produção”, complementa Francielly.

Atualmente, a empresa, que começou na cozinha da residência dela, é referência em doces na região. Com três lojas e uma fábrica que produz por mês mais de três toneladas de doces e realiza mais de mil entregas (delivery) mensais, gera mais de 20 empregos diretos e atende milhares de clientes nas cidades de Sorriso e Lucas do Rio Verde.

Para atender o público empresarial, o Sicredi dispõe de diversos produtos e serviços financeiros, como a máquina de cartão e emissão de boletos, pix gratuito para pagar e receber, além do apoio com a conta corrente PJ, crédito, produtos de investimentos, previdência empresarial, consórcios e seguros.

A gerente de Desenvolvimento de Negócios do Sicredi, Anacreta Vitorasso, reforça que a instituição tem missão o apoio ao desenvolvimento local. “Temos como propósito ‘construir juntos uma sociedade mais próspera’, por isso apoiamos nossos associados e o desenvolvimento de negócios que, consequentemente, fortalecem a economia local. Com o público feminino não seria diferente. Cada vez mais as mulheres têm entrado no mercado como donas de seu próprio negócio, e nós temos orgulho de dizer que fazemos parte desse movimento, apoiando-as de diversas maneiras, seja na disponibilização de produtos e serviços financeiros ou por meio de cursos e palestras de educação financeira”, destaca.

Além do crédito

A atuação da instituição em apoio ao negócio das empreendedoras vai além do crédito. Por meio de projetos e programas, o Sicredi proporciona às mulheres cursos e palestras de educação financeira que as auxiliam a tocar o negócio. Esse foi o caso de Maria Aparecida Figueiredo, feirante em São José do Rio Claro/MT. Ela participa do projeto “Mulheres em Campo”, que tem como público-alvo mulheres do assentamento Santana D’Água Limpa e tem como objetivo o incentivo ao empreendedorismo.

O curso é promovido pelo Senar/MT e tem apoio da instituição financeira por meio do Programa Crescer. Com foco na educação financeira, as ensina como vender, expor e precificar os produtos e alimentos produzidos por elas no campo. “Ter conhecimento é libertador”, pontua Maria em entrevista para o “Caravana da Cooperação”, projeto que conta histórias inspiradoras de associados. Por meio do curso, a “Feira Mulheres em Campo” ganhou forma.

Além de ministrar palestras de educação financeira, o Sicredi apoia o projeto disponibilizando o estacionamento da agência para que as empreendedoras possam expor e vender seus produtos uma vez ao mês. Maria vende cachorro-quente na feira, realizada na praça principal do município nas outras três sextas-feiras do mês, e planeja expandir o negócio com delivery de cachorro-quente gourmet.

“O curso te dá liberdade. Tem mulher que tem um potencial danado e não sabia que tinha. Hoje elas estão fabricando coisas e levando para a feira. Mulheres que tinham depressão e vícios, e hoje estão transformadas. São independentes e têm o dinheiro delas”, ressalta Maria. Até o projeto formou duas turmas e já atendeu mais de 20 mulheres do assentamento. Tem apoio do Sindicato dos Produtores Rurais local.

Curso gratuito no Sicredi

Lançado no ano passado, o Sicredi disponibiliza o Curso Mulher Empreendedora, online e totalmente gratuito na plataforma Sicredi na Comunidade. A qualificação é indicada para mulheres associadas e não-associadas, que buscam aprimorar as habilidades e competências relativas ao tema, e auxilia na criação e expansão de seus negócios. Para participar basta acessar www.sicredi.com.br/nacomunidade.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.