Delegados da Polícia Judiciária Civil lotados no interior do Estado estão reforçando os trabalhos do plano operacional de 100 dias de combate à criminalidade, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A operação vai até dia 10 de abril.
O delegado geral da Polícia Civil, Adriano Peralta Moraes, esclareceu que os delegados designados para compor a força-tarefa, principalmente, na Capital, foram convocados por tempo determinado e não estão sendo removidos de suas unidades. "Estamos convocando esses policiais para compor essa força-tarefa da meta operacional de 100 dias. Não é uma remoção", disse Peralta.
Dentro do plano operacional da Sesp, os delegados também atuarão em operações planejadas e deflagrada pela Polícia Judiciária Civil, num esforço da instituição em fortalecer as metas da Segurança e cumprir ações determinadas pela própria diretoria de combater os crimes de homicídios, latrocínios, roubos, furtos e tráfico de drogas.
A “operação Impacto" foi lançada pelo governador Pedro Taques, no dia 6 de janeiro, com o papel de fazer um confronto ostensivo à criminalidade nos próximos 100 dias. Unindo os princípios da Integração, Regionalização e Gestão por Resultados, Taques elencou ações de impacto para todas as secretarias estaduais neste período.
Também compõem a “Operação Impacto”, as operações Start, que marcará a presença das forças policiais do Estado nas ruas das principais cidades. A Operação Inopinada, que montará blitzes para realização de abordagens, busca e checagem de veículos, e a Operação Interior Seguro, acontecerá com todas as forças policiais do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil, Rotam, Bope e GOE), que fecharão os bairros e farão um “limpa” em pontos usados por criminosos.
(Assessoria)