Foto: José Medeiros/Gcom-MT
O contrato com a empresa responsável pela instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres foi publicado no Diário Oficial que circulou nesta quarta-feira (10).
De acordo com a publicação, a vencedora do edital de licitação, Primus Incorporação e Construção Ltda., irá receber mais de R$ 15,3 milhões para a construção. O contrato tem prazo de vigência de 720 dias.
A ordem de serviço para o início das obras foi assinada no último dia 5 de maio, pelo governador Pedro Taques (PSDB). A área aduaneira será baseada na Zona Franca de Manaus e, depois de concluída, pode gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos.
A ZPE de Cáceres terá uma área de 239,6 mil hectares, dividida em cinco módulos. O espaço terá capacidade de abrigar 230 indústrias, principalmente das áreas de agronegócio e alimentação. Entre as obras previstas na primeira fase dos trabalhos estão o prédio administrativo da ZPE, um restaurante, o bloco da Receita Federal, um pátio de manobra, além da guaritas principal de pedestre, de veículos, guarita secundária de veículos e um galpão.
Também estão previstas a construção da rede de água, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), drenagem, além de estações elétricas. As ZPE’s são distritos industriais que possibilitam a comercialização de mercadorias com isenção fiscal. A escolha de Cáceres para a construção da zona aduaneira deve-se à localização estratégica, que possibilita o transporte dos produtos via oceano pacífico.