Plantão Policial

Contrato com empresa de táxi aéreo é alvo de operação

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) cumpre, na manhã desta sexta-feira (12), seis mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande. A ação faz parte da Operação “Overbooking”, que tem como objetivo apurar fraude à licitação e seus respectivos pagamentos, referentes à contratação de empresa de prestação de serviços de transporte aéreo para diversas Secretarias do Estado de Mato Grosso, na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), nos anos de 2013 e 2014, cujo valor global ultrapassa o montante de R$ 8 milhões.

De acordo com as investigações, iniciadas em março deste ano, além do direcionamento da licitação para a empresa SAL Transportes e Turismo Ltda/WUE Táxi Aéreo Transporte e Turismo Ltda, foram detectadas diversas irregularidades na prestação de contas e nos pagamentos.

Conforme o Gaeco, vários pagamentos foram efetuados de forma extraordinária, através de Nota de Ordem Bancária Extra Orçamentária (NEX). Apurou-se, ainda, que a empresa vencedora foi a única que disputou o certame, sendo que à época sequer possuía condições legais para participar do pregão.

Mandados

No total, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Especializada Contra o Crime Organizado, Crime Contra a Ordem Tributária e Econômica, Crime Contra Administração Pública da Comarca de Cuiabá. As ações acontecem nas cidades de Várzea Grande e Cuiabá-MT. Trinta e dois agentes do Gaeco estão mobilizados na operação.

Nesta manhã, os agentes apreenderam documentos e mídias digitais nos hangares da Pró Táxi Aéreo e da Asta Táxi Aéreo, no Aeroporto Marechal Rondon e na empresa Sal Locadora, localizada no centro comercial Auto Shopping Fórmula, na Avenida da Feb, em Várzea Grande.  

OVERBOOKING: É um termo utilizado por empresas que se refere a prática de vender um serviço em quantidade maior do que a capacidade que a empresa pode fornecer. Tal prática pode ser ocasionada propositadamente pela empresa, que vende ativamente o serviço para compensar consumidores faltantes ou pode acontecer de forma acidental dado um grande número de variáveis nas operações.

Atualização 10h15min.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em