As contas anuais de governo da Prefeitura Municipal de Nova Monte Verde (936 km de Cuiabá) receberam parecer prévio favorável à aprovação do Tribunal de Contas de Mato Grosso. As contas, referentes ao exercício de 2016, sob a gestão de Arion Silveira, foram relatadas pelo conselheiro interino Luiz Henrique Lima e julgadas na sessão plenária do dia 27.
Em seu voto, o relator recomendou ao Poder Legislativo que determine ao chefe do Poder Executivo que proceda o aperfeiçoamento do planejamento e da execução das políticas públicas na área da educação e saúde. (Processo nº 82031/2016)
Na educação, o TCE recomendou que os indicadores sejam melhorados com relação à proporção de escolas municipais com nota na Prova Brasil , caso de Matemática 8ª série/9ºAno e Português 8ª Série/9º Ano.
Já na saúde, é necessário atentar para a Taxa de Mortalidade Neonatal Precoce, Taxa de Mortalidade Infantil e Taxa de Detecção de Hanseníase. Ressaltou também que o Executivo permaneça adotando medidas efetivas a fim de aprimorar o desempenho dos fatores identificados pelo Índice de Gestão Fiscal do Município – IGFM e envie corretamente as informações requeridas pela auditoria, alimentando o Sistema Aplic de forma correta e tempestiva.