Cidades

Conta de energia tem redução de 2,22%

Foto Andrea Lobo

Uma redução no valor da tarifa da energia elétrica das residências brasileiras foi aprovada em reunião pública realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta terça-feira (07). A redução será de 2,22% para os consumidores de baixa tensão e aumento de 3,42% para consumidores de alta tensão (indústrias).

Os novos valores, que já estão em vigor desde quarta-feira (08), valem para as 1,2 milhão de unidades consumidoras, localizadas nos 141 municípios de Mato Grosso, cobradas pela distribuidora de energia elétrica da Energisa Mato Grosso (EMT). Serão beneficiados com a redução de 2,22% não só os consumidores residenciais e de baixa renda, mas também todos os usuários de baixa tensão, como consumidores rurais, industriais, comerciais, prestadores de serviços, entre outros.

O reajuste de 3,42% é valido para as indústrias que utilizam a alta tensão. Conforme a nota da Aneel, para calcular o reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

A superintendente do Procon Estadual, Gisela Simona Viana, explica que somente depois da publicação da Resolução e de Nota Técnica pela Aneel será possível conhecer os motivos da redução e se está correta a análise realizada pelo órgão regulador, iniciando – a partir da publicação da Nota Técnica – o prazo regimental para manifestação por qualquer das partes interessadas.

“O aumento para indústria em Mato Grosso é preocupante porque de forma indireta acaba sendo repassado para o consumidor. Por isso, mesmo com essa redução é importante economizar energia elétrica e praticar um consumo cada vez mais eficiente”, salienta a superintendente.

(Assessoria)

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.