Cidades DESTAQUE 4

Conta de água e esgoto em Várzea Grande (MT) pode ficar 24% mais cara; entenda

Reajuste considera a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo e corrige perdas acumuladas desde a última definição de tarifas, em 2019.

A conta de água e esgoto em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, pode ter um aumento de 24,33%, segundo recomendação da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), apresentada nessa segunda-feira (16). Apesar disso, a medida ainda depende de aprovação da Prefeitura para entrar em vigor.

O reajuste considera a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e corrige perdas acumuladas desde a última definição de tarifas, em 2019. O último aumento aplicado no município ocorreu em junho de 2022.

A recomendação da Ager também incorpora um reajuste anterior de 21,74%, sugerido em 2025, mas que não chegou a ser implementado. Por isso, a Prefeitura de Várzea Grande solicitou uma revisão dos cálculos com base em fevereiro de 2026.

Segundo o diretor regulador Jossy Soares, a recomposição das tarifas é necessária para manter o equilíbrio econômico-financeiro do serviço de água e esgoto e garantir a continuidade e qualidade do atendimento à população.

Apesar da recomendação, a decisão final sobre a aplicação das novas tarifas é do Executivo municipal.A agência também reforçou a importância da implantação da tarifa social, prevista em uma lei federal de 2024, que pode oferecer descontos de até 50% para famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico.

Desde 2025, a Ager é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de água e esgoto em Várzea Grande, após assinatura de convênio de cooperação técnica com o município, válido por 10 anos. Entre as atribuições estão a definição de tarifas, acompanhamento do plano de saneamento e análise de reclamações dos usuários.

Foto: Reprodução

Agência de Notícias

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.