O consumo de energia no país caiu 2,8% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2014, informou nesta segunda-feira (9) o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Quando comparado a janeiro de 2015, o consumo no mês passado foi 2,5% menor.
De acordo com o ONS, esse resultado tem relação com o carnaval (a festa, que neste ano ocorreu em fevereiro, em 2014 foi em março) e também com a queda da produção nas fábricas, especialmente do Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por cerca de 60% de toda a demanda industrial de energia do país.
“O comportamento da carga do subsistema Sudeste/Centro-Oeste vem sendo influenciado pelo modesto desempenho da indústria”, diz relatório divulgado pelo operador nesta segunda.
Outro fator que contribuiu com a redução no uso de eletricidade foi “a menor persistência de temperaturas elevadas ao longo do mês em comparação ao mesmo período do ano anterior.” Com menos calor, reduz-se o uso de aparelhos de ar condicionado.
Ainda comparando-se os meses de fevereiro de 2014 e 2015, a queda mais acentuada no consumo de energia, de -5%, foi registrada na região Norte do país. No Sudeste e Centro-Oeste, que para o ONS formam um único subsistema, foi de -4,4%. No Sul, foi de -2,1%. O
Nordeste foi a única região com aumento na demanda por eletricidade: 3,9%.
Se observados os últimos 12 meses até fevereiro de 2015, o consumo de energia no país cresceu 2,1%.
Fonte: G1