Foto: Andréa Lobo / Arquivo CMT
Desde a manhã desta terça-feira (27), clientes da Claro em Mato Grosso enfrentam problemas para utilizar os serviços de voz e dados da operadora. Na capital, muitos reclamaram que não conseguiam completar as ligações e nem ter acesso a internet. Segundo a empresa de telefonia, o problema enfrentado pelos clientes mato-grossenses é devido a uma instabilidade de rede.
Sem informar maiores detalhes do que causou a suspensão dos serviços, a assessoria da Claro afirmou ao Circuito Mato Grosso que “todos os seus esforços estão sendo empenhados para que os serviços sejam plenamente restabelecidos o mais breve possível”.
A instabilidade de rede prejudicou consumidores como a fotografa Jaine Barros, que teve seu trabalho comprometido. “Tive que buscar um chip de outra operador, pois não conseguia contato com meus clientes e quase perdi contratos para fotografar”.
Direito a restituição
No Procon do estado, o número de reclamações quanto a telefonia celular é grande. No levantamento realizado no mês de setembro, a categoria ocupou o 3º lugar do ranking dos assuntos mais reclamados. Foram 214 reclamações registradas.
A superintendente do Procon estadual de Mato Grosso, Gisela Simona Viana, alerta sobre o direito ao abatimento da fatura ou concessão de crédito quando o cliente tem a indisponibilidade do serviço.
Segundo a resolução 426/2005 da Anatel, em seu artigo 32, “havendo interrupção do acesso ao STFC na modalidade local, a prestadora deve conceder crédito ao assinante prejudicado”. Conforme a determinação da Agência, o crédito deve ser proporcional ao valor da tarifa ou preço de assinatura e deve ser concedido nos casos em que o cliente ficou mais de 30 minutos sem o serviço, a cada período de 24 horas.
Leia a nota da Claro na integra:
"Nota à imprensa
A Claro informa que, devido a uma instabilidade de rede, clientes do Mato Grosso podem estar enfrentando dificuldades para acessar os serviços de voz e dados da operadora. A empresa ressalta que todos os seus esforços estão sendo empenhados para que os serviços sejam plenamente restabelecidos o mais breve possível."
Atualizada às 17h00
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